O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Tenente Coronel Vianna, representado pelo Soldado PM Valdinei, juntamente com o Soldado PM Andrade, representando o Tenente Coronel Ferro, comandante do Serviço de Assistência Social da Polícia Militar do Estado de Rondônia (SEASSO), participaram do encontro de Dirigentes e Gestores do Atendimento Educacional Especializado-AEE, ocorrido nos dias 26 e 27 de julho, em Porto Velho. Os militares apresentaram sua contribuição representando um órgão externo, parceiro na formação da cidadania inclusiva.
O policial militar Valdinei, que é formado em Direito pela UNIRON e especialista em Direito Ambiental pela Universidade Cândido Mendes, discorreu sobre o tema “Educação inclusiva e sua flexibilização com base no PPP”. Já o Soldado PM Andrade, que possui Licenciatura plena em Química pela UNIR, Mestre em Química pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorando pela UNB de Brasília, discursou sobre o tema “Desenvolvimento de material didático de estruturas orgânicas para alunos deficientes visuais”. Juntos eles discorreram sobre o papel da instituição Policia Militar na educação inclusiva, utilizando como referencial o trabalho desenvolvido pelo Centro Temático em Educação Ambiental, localizado no Batalhão de Polícia Ambiental em Candeias do Jamari.
O Soldado PM Andrade apresentou seu trabalho de desenvolvimento de material didático de estruturas orgânicas para alunos deficientes visuais, onde confeccionou as representações moleculares de um livro didático de Química, com materiais reciclados. Tal trabalho teve apoio dos alunos desde a coleta dos materiais até a confecção das representações.
“O BPA, como órgão de polícia administrativa que é, tem como mister a prevenção e nada mais preventivo que participar de mais uma etapa da formação da cidadania. Quando o tema é tão importante, como este da inclusão dos alunos com necessidades especiais, é grande a satisfação do comando do BPA, em participar desta construção”, disse o comandante do BPA, Tenente Coronel PM Vianna.
Para o Tenente Coronel PM Ferro comandante do SEASSO, que desenvolve um trabalho de apoio psicossocial aos policiais militares e familiares, participar de um encontro desta magnitude e importância é motivo de muito orgulho e honra, “Sinto-me gratificado pela oportunidade que a SEDUC concedeu para que fosse demonstrado um pouco do trabalho desta instituição”, finalizou o comandante.
O objetivo do encontro é que os dirigentes possam refletir sobre suas próprias experiências enquanto Coordenador de escola inclusiva, além de contribuir com as práticas pedagógicas, voltadas à Educação Especial e o seu processo de inclusão escolar, favorecendo o trabalho da inclusão nas escolas e instituições. Além disso, identificar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade com o intuito de eliminar as barreiras para a participação do aluno no contexto educacional e social.
O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de julho nas dependências do Hotel Rondon, onde foram discutidas propostas de inclusão da pessoa com deficiência propostas pela Secretaria do Estado de Educação—SEDUC/RO, visando a execução das atividades referentes à Formação dos professores que atendem os estudantes com necessidades educativas especiais incluídos na rede estadual de ensino.
FONTE BPA
IMAGENS BPA
JORNALISTA Paula Casagrande