Polícia Militar de Rondônia

Arma de choque de baixa letalidade será utilizada em abordagem por PMs do 5º Batalhão de Porto Velho

major pm herton

O comandante disse que a aquisição das armas elétricas foi feita por meio de um convênio entre o Estado de Rondônia e a União, por meio do programa “Craque, é Possível Vencer”. A implantação do uso de arma elétrica incapacitante pelos órgãos de segurança pública atende aos pactos internacionais dos Direitos Humanos. A arma é fabricada no Brasil pela empresa Condor. O 5° BPM recebeu 50 kits que são compostos de uma pistola, duas baterias, três cartuchos e um spray de pimenta.

O major Herton explicou que o 5° Batalhão tem 60 policiais habilitados a usarem a arma. Desde o ano passado o treinamento foi inserido no curso de formação de novos policiais. “Os policiais mais antigos também serão qualificados para fazerem uso do disposto”.

Cada equipe conta com um kit, ao trocar o plantão o equipamento é repassado a outra equipe. O

major disse que o equipamento foi utilizado em uma ocorrência bastante difícil na última semana. 

O comandante disse, ainda, que os policiais que atuam nas localidades que fazem parte da 3ª Companhia do Batalhão, que são Jacy-Paraná, Candeias do Jamari, União Bandeirantes, Triunfo, Itapuã do Oeste e Nova Mutum Paraná, também vão receber o equipamento e as orientações sobre o uso.

Texto: Eleni Caetano. Fotos: Maicon Lemes – Secom – Governo de Rondônia.

Leia mais:

Polícia Militar recebe quase R$ 2 milhões em equipamentos de segurança e treinamento

*

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *