O 1º Pelotão de Polícia Ambiental (1º Pel PA/BPA), sediado em Ji-Paraná, em parceria com a SEDAM, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente (SEMEIA) e outras instituições organizaram-se no dia 30 de junho de 2016 e no dia 05 de julho de 2016 a fim de traçar estratégias de prevenção e repressão à prática de queimadas no zona urbana de Ji-Paraná.
O planejamento da força tarefa das instituições vem ocorrendo há alguns anos, em especial desde de 2012 com o intuito de se fazer um combate e enfrentamento à prática que vem sendo adotada por parte da população.
As instituições envolvidas irão desenvolver inúmeras ações voltadas à conscientização e sensibilização da população quanto às queimadas urbanas, tendo em vista ser uma prática proibida por lei e que traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente, à segurança pública e à saúde pública.
A queimada de resíduos constitui crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei n° 9.605/98) a qual prevê a pena de prisão e multa. Dentro dos malefícios provocados pelas queimas urbanas destaca-se o dano à saúde humana, principalmente para crianças, idosos e enfermos, agravados pela emissão de fumaça produzida pelas queimadas, e isso, todos os anos, tem lotado as salas de emergência do Hospital Municipal (HM), aumentando os gastos com a saúde pública.
Diante deste cenário e considerando a importância de ações efetivas de combate às queimadas, as instituições participantes, em especial o BPA, irão desenvolver ações de caráter preventivo voltadas à educação ambiental, entre elas palestras em escolas da rede pública de educação e visitas e fiscalizações nos bairros do município, onde serão verificados em loco os focos de queimadas. Serão também realizadas blitze educativas em locais de grande circulação de pessoas para fazer com que a população seja orientada quanto à prática e, por fim, serão desenvolvidas ações fiscalizatórias de constatação dos ilícitos com a consequente responsabilização dos infratores.
FONTE 1º Pel PA/BPA
FOTOS 1º Pel PA/BPA
JORNALISTA Paula Casagrande