Proerd forma mais uma turma de pais policiais militares

proerdpais

Participaram do evento alunos do 5º ano D, do CTPM que já foram formados no Proerd. O Programa tem como Coordenador Estadual o tenente coronel PM Cristiano Lisboa e coordenador Executivo o tenente PM Paulo Antunes.

O tenente coronel PM Apolônio Serafim, diretor do CTPM chamou a atenção de todos quanto ao trabalho que realizam como policiais militares e agora como pais proerdianos, na orientação de filhos e aqueles mais próximos para que fiquem longe das drogas. Hoje, observou ele, não se está dando muito valor à família, mas ela é e sempre será à base de tudo. Tendo uma família estruturada teremos um país melhor e sem tanta violência como vemos hoje em nosso dia a dia.

Já o subtenente PM Nascimento, integrante da Polícia Comunitária do 1º Batalhão, e trabalha com a patrulha escolar, observou que o curso veio acrescentar mais conhecimentos quando das abordagens aos alunos e, especialmente aos nossos filhos.  O curso nos orienta ainda mais como lhe dá com o aluno usuário ou dependente de drogas. O orador da turma, tenente PM Torres, explicou que o programa serve de estímulo para por em prática os bons costumes e de “extrema importância para o seio familiar. Desperta a atenção para refletir nossa atuação contra as drogas”.

Proerd no Estado

Implantado em Rondônia, no ano 2000, conta com 70 instrutores policiais militares, sendo oito na capital e 62 distribuídos em 32 municípios, o Proerd desenvolvido pela Polícia Militar é aplicado em escolas da rede estadual, municipal e particular com apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Educação em Porto Velho que fornecem o material de apoio Kit Proerd, (livro do estudante, camiseta, boné e certificado) a alunos do ensino fundamental, 5º e 7º anos e agora com a nova versão para os pais, Proerd Comunitário.  No Estado já foram formados cerca de 240 mil alunos.

O Estado de Rondônia é o 2º a aplicar o novo currículo Caindo na Real no 1º semestre de 2014. A coordenadoria Estadual do Proerd fez uma atualização com todos os instrutores do Estado de Rondônia, e no 2º semestre de 2014 deu-se inicio ao currículo Caindo na Real atendendo mais de 8 mil alunos da rede Estadual e municipal no Estado.

Este currículo é aplicado durante dez semanas onde é apresentado o modelo de tomada de decisão do programa, que através de quatro passos possibilita o aluno a refletir sobre o processo decisório e a fazer suas escolhas positivas e resolver seus problemas com responsabilidade.

Aborda, também, temas como conversa em família, buscando com isso a maior participação dos pais no processo e aprendizagem de seus filhos, o Bullying, as suas consequências, o uso de drogas e a prática de violência, física, verbal entre outras.

Jornalista Lenilson Guedes

Fotos soldado PM Alfredo e Proerd