A ação que durou cerca de quatro horas foi realizada com o intuito de fiscalizar e orientar pescadores e embarcações que se encontram sem as documentações necessárias, como o documento para pilotar embarcações – arrais, identificar flutuantes instalados próximo ao limite de segurança da Usina Hidrelétrica, identificar a utilização de equipamentos que indicam pesca predatória, entre outras práticas ilícitas. A guarnição realizou a atividade ao longo dos Rios Jamari e Tabapuã.
Na atividade ocorrida na semana passada foi utilizada embarcação própria do 7° Batalhão, batizado como “Rio Beni”. A embarcação servirá para realizar constantemente o controle e fiscalização ao longo dos rios que ficam próximo a usina hidrelétrica.“Realizando este trabalho estamos reforçando a informação ao pescador, explicando que em hipótese alguma ele poderá pescar a 200 metros acima e 200 metros abaixo do vertedouro da usina. O ato, além de ser errado, constitui crime. É para evitar tais práticas que estamos desenvolvendo estes trabalho de orientação e fiscalização”, destacou o SD PM Cruz, componente da guarnição.
Para o Comandante da guarnição de patrulhamento fluvial, subtenente PM Veraldino, a atividade é mais uma que o 7º BPM agrega. “Essa é uma das funções da PM, seja realizando patrulhamento aéreo, terrestre ou fluvial, pois este é o nosso dever: Servir e Proteger, estando e se fazendo presente onde esteja ocorrendo a ilicitude”, finaliza o subtenente.
Fonte 7º BPM
Fotos 7º BPM
Jornalista Paula Casagrande