O Vale do Jamari é formado por nove municípios, tem mais de 222 mil habitantes, dos quais 38,44% vivem na área rural. Nessa região um dos grandes desafios do governo do estado é combater e prevenir conflitos agrários.
Dos nove municípios que compõem a região Vale do Jamari, apenas Machadinho do Oeste será atendido por Jaru (8º BPM), com 15 novos policiais.
O governador Confúcio Moura destacou o amor dos cidadãos pela região Vale do Jamari e disse que os novos policiais serão um marco muito importante – um divisor de água na história da segurança pública. “Junto com a experiência dos nossos cabos, sargentos e majores, vocês vão contribuir muito para diminuir a incidência do crime no Vale do Jamari”, disse.
CONQUISTAS
Confúcio lembrou que antes de 2011 na categoria existiam três tipos de salário, e as promoções em todos os níveis estavam estagnadas há muitos anos sem promoção. “A fila não andava, todos policiais insatisfeitos. Nós extinguimos isso, viramos essa página. Nosso governo tem um carinho muito grande pela Polícia Militar ”, afirmou.
De acordo com Confúcio, hoje a categoria tem plano de cargo, carreira salário organizado, proporcionando segurança ao policial e somente em 2015, foram 700 soldados promovido a cabo, e que brevemente vai haver formatura de oficiais aspirantes e, consequentemente, depois a de tenente.
Aos novos policiais militares, destacou a responsabilidade de todos que, além de servir e proteger, é necessário zelar pela boa imagem da Instituição, por meio do respeito ao cidadão buscando ainda mais a credibilidade das ações. “Vocês têm uma farda, uma nomeação constituída para ser uma autoridade representativa do Governo do Estado, se fizerem um bom trabalho, o Governo será avaliado positivamente”, afirmou Confúcio.Texto: Suelly David
Fotos soldado PM Simplício
Jornalista Lenilson Guedes