A Polícia Militar do Acre (PMAC), em alusão ao centenário da corporação, realizou na manhã de sexta-feira, 27, uma formatura solene em homenagem a todos aqueles que de certa forma colaboraram com a instituição responsável pela ordem e paz do Estado. Membros do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de militares nacionais e internacionais, receberam a condecoração Guardiões da Estrela Altaneira. Foram homenageadas 182 autoridades. O comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, um dos agraciados com a medalha Guardiões da Estrela Altaneira, 100 anos da Polícia Militar do Acre, recebeu a comenda das mãos da vice-governadora Nazareth Araújo.
A solenidade foi em frente ao quartel da corporação e contou com grande parte do efetivo. O primeiro agraciado foi o governador Tião Viana, que revelou ter profundo orgulho da Polícia Militar do Acre, da qual é responsável por mais de 25% de seu efetivo atual, com concursos públicos abertos em sua gestão, além de ter colocado recentemente 11 quartéis da corporação em reforma e autorizado a construção de mais dois.
“Em 1916, o único pedaço de cidade que existia de Rio Branco era no Segundo Distrito, ali na beira do Rio Acre, e mesmo assim já existia uma polícia zeladora da ordem e da paz. Eu reverencio a PM, que prega a justiça e caminha de mãos dadas com todos os outros órgãos de segurança pública. Pelas virtudes e dedicações de cada um de vocês policiais, trago os aplausos do governo do Estado”, disse o governador.
Para o comandante da Polícia Militar, coronel Júlio César, o momento é de reconhecimento. “Falar de 100 anos é homenagear o passado, reverenciando todos os que participaram dessa corporação, e lembrar que no presente somos uma das tropas mais humanas do Brasil, com o título de a mais honesta do país, algo que não pretendemos perder. Para o futuro então, semearemos em nossas crianças, por meio de nossos projetos sociais, a cidadania”.
Agraciados
Entre as cem pessoas que receberam a medalha Guardiões da Estrela Altaneira estavam a vice-governadora Nazareth Araújo, o ex-governador Romildo Magalhães, o prefeito Marcus Alexandre, a presidente do Tribunal de Justiça, Cezarinete Angelim, o procurador geral do Ministério Público, Oswaldo d’Albuquerque, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim, entre outros.
No segmento militar foram agraciados com a homenagem comandantes dos batalhões do Estado, membros da ex-Guarda Territorial do Acre. Também foram homenageadas quinze polícias e Corpo de Bombeiros de 17 Estados, destes, estiveram presentes representantes do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e Sergipe. Além de autoridades da Polícia Nacional da Bolívia e da Polícia Nacional do Peru.
Breve histórico
A Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), uma das instituições mais antigas e sólidas da estrutura pública, completou 100 anos de existência neste dia 25 de maio. Com organização e missão prevista na Constituição Federal, a Polícia Militar tem como objetivo a manutenção da ordem pública, por meio de policiamento ostensivo, a fim de prevenir e reprimir a ocorrência de delitos.
Suas atividades, apesar disso, se diversificam em inúmeras outras, como a educação de crianças e adolescentes, pelo Policiamento Escolar, o Programa de Resistência às Drogas (Proerd) e a Guarda Mirim, que complementa o tempo extraescolar de adolescentes com atividades cívicas e educação profissional. Por Samuel Bryan.
Publicado por Jornalista Lenilson Guedes
Foto: Sérgio Vale/Secom)
Foto sargento PMRO Sério