Polícia Militar de Rondônia

Comandante Geral da PMRO recebe Medalha 100 anos da Polícia Militar do Acre

centena

centenaA Polícia Militar do Acre (PMAC), em alusão ao centenário da corporação, realizou na manhã de sexta-feira, 27, uma formatura solene em homenagem a todos aqueles que de certa forma colaboraram com a instituição responsável pela ordem e paz do Estado. Membros do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de militares nacionais e internacionais, receberam a condecoração Guardiões da Estrela Altaneira. Foram homenageadas 182 autoridades.  O comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, um dos agraciados com a medalha Guardiões da Estrela Altaneira, 100 anos da Polícia Militar do Acre, recebeu a comenda das mãos da vice-governadora Nazareth Araújo.

A solenidade foi em frente ao quartel da corporação e contou com grande parte do efetivo. O primeiro agraciado foi o governador Tião Viana, que revelou ter profundo orgulho da Polícia Militar do Acre, da qual é responsável por mais de 25% de seu efetivo atual, com concursos públicos abertos em sua gestão, além de ter colocado recentemente 11 quartéis da corporação em reforma e autorizado a construção de mais dois.

“Em 1916, o único pedaço de cidade que existia de Rio Branco era no Segundo Distrito, ali na beira do Rio Acre, e mesmo assim já existia uma polícia zeladora da ordem e da paz. Eu reverencio a PM, que prega a justiça e caminha de mãos dadas com todos os outros órgãos de segurança pública. Pelas virtudes e dedicações de cada um de vocês policiais, trago os aplausos do governo do Estado”, disse o governador.

Para o comandante da Polícia Militar, coronel Júlio César, o momento é de reconhecimento. “Falar de 100 anos é homenagear o passado, reverenciando todos os que participaram dessa corporação, e lembrar que no presente somos uma das tropas mais humanas do Brasil, com o título de a mais honesta do país, algo que não pretendemos perder. Para o futuro então, semearemos em nossas crianças, por meio de nossos projetos sociais, a cidadania”.

Agraciados

Entre as cem pessoas que receberam a medalha Guardiões da Estrela Altaneira estavam a vice-governadora Nazareth Araújo, o ex-governador Romildo Magalhães, o prefeito Marcus Alexandre, a presidente do Tribunal de Justiça, Cezarinete Angelim, o procurador geral do Ministério Público, Oswaldo d’Albuquerque, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Amorim, entre outros.

No segmento militar foram agraciados com a homenagem comandantes dos batalhões do Estado, membros da ex-Guarda Territorial do Acre. Também foram homenageadas quinze polícias e Corpo de Bombeiros de 17 Estados, destes, estiveram presentes representantes do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e Sergipe. Além de autoridades da Polícia Nacional da Bolívia e da Polícia Nacional do Peru.

Breve histórico

A Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), uma das instituições mais antigas e sólidas da estrutura pública, completou 100 anos de existência neste dia 25 de maio. Com organização e centenariomissão prevista na Constituição Federal, a Polícia Militar tem como objetivo a manutenção da ordem pública, por meio de policiamento ostensivo, a fim de prevenir e reprimir a ocorrência de delitos.

Suas atividades, apesar disso, se diversificam em inúmeras outras, como a educação de crianças e adolescentes, pelo Policiamento Escolar, o Programa de Resistência às Drogas (Proerd) e a Guarda Mirim, que complementa o tempo extraescolar de adolescentes com atividades cívicas e educação profissional. Por Samuel Bryan.


Publicado por Jornalista Lenilson Guedes

Foto: Sérgio Vale/Secom)

Foto sargento PMRO Sério

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *