Plano de Ação de Saúde e Programa Plantão Psicológico será levado para toda área do 2º BPM

formacaosani

formacaosaniÀs oficiais de Saúde, tenente coronel PM Dent Elizabeth, tenente PM Psic Tatagiba e tenente PM Psic Benfica, apresentaram o Plano de Ação Semestral da Formação Sanitária que será efetivado na área do 2º Batalhão de Polícia Militar com sede em Ji-paraná. O Plano de Ação tem por objetivo a expansão das ações realizadas na Sede do Batalhão, além de dar início as parcerias junto aos Órgãos Municipais para facilitar o desenvolvimento destas ações, com o intuito de beneficiar um quantitativo maior de Policiais Militares.

Estiveram presentes o Coordenador Regional de Policiamento II – CRP II, coronel PM Ângelo, o comandante do 2° BPM tenente coronel PM Paradela e o coordenador adjunto do CRP II tenente coronel PM Plínio. Posteriormente o Plano foi apresentado aos Comandantes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Companhias e ao Comandante do pelotão de Presidente Médici.formacaosa

As ações desenvolvidas estarão voltadas para a promoção e prevenção de saúde em consonância com o cronograma anual da Diretoria de Saúde, nas áreas de Odontologia, Medicina e Psicologia.

Na área de psicologia se destaca a implementação e o desenvolvimento do Programa de Plantão Psicológico (PPP) que tem como objetivo proporcionar um espaço de escuta e acolhimento aos Policiais Militares que se encontrem em situação de dificuldade, com vistas na promoção e prevenção de saúde, bem como fornecer um espaço de informações e orientações úteis para o policial militar, objetivando uma maior autonomia como ser humano, profissional e cidadão.

Quando detectada necessidades diferentes o Oficial Psicólogo Plantonista poderá encaminhá-lo para outros serviços e especialidades, como por exemplo, psicoterapia individual ou coletiva, atendimento médico, jurídico, de serviço social dentre outros.

Os Oficiais Psicólogos Plantonistas ficarão à disposição dos policiais militares em local, dias e horários pré-estabelecidos. A procura do serviço deverá ser de forma espontânea ou encaminhados pelo Comandante da OPM, poderá ser individual ou grupo.

O Momento de Sensibilização para dar início ao Programa de Plantão Psicológico (PPP) já aconteceu no dia 17 de maio e contou com a participação dos Policiais Militares da PCSv, 1ª e 2ª Companhias.

formacaosanitari

As datas para que o Momento de Sensibilização aconteça nas demais localidades, aonde serão apresentados o PPP e o Plano de Ação, acontecerão seguindo o calendário abaixo:

LOCAL DATA
3ª CIA do 2º BPM de Presidente Médici (Ouro Preto ) 31/05/2016
1º Pelotão  da 2º CIA do 2º BPM de Presidente Médici 01/06/2016
4ª CIA do 2º BPM de Presidente Médici (São Miguel) 30/06/2016

.

Fonte tenentes PM Psi Tatagiba e Benfica.

Jornalista Lenilson Guedes