Polícia Militar de Rondônia

Comandante Geral da PMRO fala aos alunos policiais militares antes do encerramento do CFSD PMRO 2016

DSC 2725

DSC 2725Será nesta quinta-feira, 19 de maio de 2016, a partir das 17h30, no Quartel do Comando Geral da Polícia  Militar de Rondônia, na Avenida Tiradentes, 3360, em Porto Velho, a formatura geral de encerramento do CFSD – Curso de Formação de Soldados 2015/2016. Serão 420 novos policiais militares para servir e proteger a sociedade rondoniense.

Os alunos ingressaram na DE – Diretoria de Ensino no dia 13 de outubro de 2015 e durante sete meses, em tempo integral, foram submetidos a intensa carga horária de 1.206 horas aula. Eles estudaram, entre as matérias teóricas e práticas, policiamento ostensivo, armamento, munição e tiro, uso diferenciado da força, Direitos Humanos, relacionamento com imprensa, entre outras. Superaram também, diariamente seus limites físicos e psicológicos, a exemplo do estágio de instrução e operações em área de selva, onde foram observados seus atributos da área afetiva, como o medo, união e persistência.

DSC 2634

Experimentaram também as dificuldades da profissão Policial Militar durante o estágio operacional, onde puderam desempenhar o policiamento  ostensivo da Capital.

Reunião com o Comandante Geral

Antes do coronel PM Ênedy  abordar diversos temas voltados à profissão policial militar, o secretário adjunto da Sesdec – Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM Adilson, falou que a inclusão dos novos policiais na Corporação será imediatamente após a formatura. “Empenho, dedicação, profissionalismo e honra a farda que irão envergar”, pediu o secretário adjunto. Para o coronel PM Adilson, a farda é uma segunda pele.

Assim como outras formações na área civil, o coronel orientou aos novos integrantes da PM que ao terminar o Curso “Não parem de estudar, aproveitem as oportunidades que aparecerem, não fiquem parados, se movimentem busquem novas promoções”, pediu ele.

Já o comandante geral da PMRO coronel Ênedy enumerou dez itens para levar ao conhecimento dos policiais militares. Desde a contratação, explicada pelo secretário adjunto da Sesdec, aos critérios de lotação nas Unidades da Polícia Militar, na capital e interior.

De acordo com o comandante geral, a produtividade a ser mostrada a população tem uma forte aliada. O uso da tecnologia da informação. Hoje, disse ele, temos sistemas e ferramentas  que auxiliam  na consulta junto aos organismos de segurança pública. Para Ênedy a meta de seu comando é a de sempre DSC 2597melhorar e agilizar o atendimento a comunidade, utilizando essas ferramentos tecnológicas.

O comandante defendeu um relacionamento muito próximo com a imprensa. Facilitem o trabalho do profissional dos diversos meios de comunicação, preservem a cena de uma ocorrência para que em uma futura investigação possamos auxiliar na resolução do fato registrado. Assim como, o relacionamento com as autoridades e os advogados que tem suas prerrogativas e podem está acompanhando seu cliente. A estes, busquem trabalhar com harmonia respeitando cada espaço que a Lei permite.  

Não podemos nos distanciar deste mesmo atendimento à nossa comunidade, as pessoas, tanto envolvidas com ocorrências como àquelas que tenham seus familiares envolvidos. O bom senso, a responsabilidade no respeitar os direitos dos outros, nos dá credibilidade para os nossos direitos, defendeu.

DSC 2680

Coordenação e equipe de oficiais e praças do CFSD

Um dos pontos detalhados pelo coronel PM Ênedy foi quanto a sua trajetória na vida militar. Enumerou desde seu ingresso em 1992 quando fez o Curso de Adaptação de Oficiais, ao posto de coronel PM  e Comandante Geral da Instituição militar. “Confiem no comando, pois a experiência adquirida nas diversas Unidades e nos  mais variados cargos e funções desempenhadas, credenciaram a galgar o Comando Geral”, explicou Ênedy.

Tendo como principais metas a operacionalidade da tropa, o coronel enumerou missões de difíceis soluções, mas ao final prevaleceu a Lei, “não temam em responder IPM, Sindicância, PADs, mas sim trabalhar dentro do que é legal”.

Ao final o coronel Ênedy pediu a todos que horassem a farda que vestem, tenham iniciativas, apresentem sugestões, sejam companheiros, não sejam conivente, não participem de ações criminosas.

DSC 2662

O Comandante Geral parabenizou as policiais femininas no dia dedicado a elas.  


Jornalisa Lenilson Guedes          

Fotos do sargento PM Sergio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *