Polícia Militar de Rondônia

Policiais militares e civis recebem treinamento da polícia americana contra fraudes de documentos

curso embaixada

O delegado-geral de Polícia Civil, Eliseu Müller, destacou que a capacitação vai promover a troca de informação entre os dois países, facilitando o combate ao narcotráfico.

“Uso de documentos falsos é o nascedouro para que ocorram a exportação e importação de drogas. Daí a necessidade dessa parceria. O interesse é dos dois países, já que o Brasil também exporta drogas para outros países, o que de certa forma acaba afetando a todos”, disse.

O adido policial de investigações do escritório de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, Joel Gomez, também destacou a importância da integração entre os dois países.

“Fazemos a proteção de pessoas, investigações criminais no exterior, tudo que envolva tráfico de pessoas e drogas. Investigamos, também, fraudes de documentos de viagem, passaportes e vistos. Estamos aqui para trocar informações com as polícias e apresentar ferramentas para identificar documentos falsos”, disse Gomez.

Maria Cláudia Oliveira, investigadora do Serviço de Segurança Diplomático da Agência Policial Federal dos Estados Unidos (DSS), disse que uma polícia treinada na identificação de documentos falsos consegue evitar crimes de terrorismo, tráfico de drogas e pessoas, bem como, outros crimes associados ao uso de documentação falsa.

Devido ao bom aproveitamento do curso e sua importância, a Sesdec está intermediando parceria com a DSS para a realização de um curso mais amplo contemplando outros servidores da segurança pública de Rondônia.


Texto: Arian Oliveira

Fotos: Márcia Martins

Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *