Polícia Militar de Rondônia

DE emprega corpo de alunos policiais militares em formação em atividades operacionais durante o mês de abril de 2016

foto1111

foto 1

“O estágio é parte fundamental do aprendizado dos alunos, onde colocam em prática tudo o que aprenderam durante o curso, desde o controle dos atributos da área afetiva, como por exemplo, a coragem, o medo, o trabalho em equipe, momento também em que podem aprender com os policiais mais experientes as formas de abordagem, revista, atendimento de
ocorrência, esta etapa é também fundamental para que a coordenação possa avaliar a conduta dos alunos e fazer as devidas correções”, disse o capitão PM Sallé, Coordenador adjunto do CFSD.

As atividades se desenvolveram nos setores de Rádio Patrulha de Porto Velho e o Policiamento Ostensivo a Pé nos principais centros comerciais, como Avenida 7 de Setembro, Avenida Amazonas, Avenida Carlos Gomes e Avenida Amador José dos Reis. Todas as ações foram fiscalizadas pela Coordenação do CFSD.

FOTO 2Para os alunos, participar do Estágio foi uma experiência marcante no processo de formação. “Durante os sete meses de curso nós treinamos para isso, mas na hora de por em prática é diferente: nada pode dar errado. Foto 2  a hora de usar todos os conhecimentos adquiridos é na rua, nós vemos que tudo o que os instrutores passaram realmente são úteis na prática”, lembra Eler. Ele e o aluno Soldado Bordinhão, foram responsáveis pela apreensão de uma arma de fogo calibre 38, com seis munições intactas, durante a atividade de Policiamento Ostensivo a Pé. “Com essa apreensão nós pudemos ver e mostrar que durante o curso foram adquiridos boas técnicas e métodos de abordagem. A experiência de ter apreendido uma arma numa atividade como o policiamento ostensivo a pé foi muito boa”.

“A necessidade de segurança da sociedade é visível e os alunos vieram suprir essa demanda”, relata Bordinhão.

Moradora da Zona Sul de Porto Velho, a dona  foto 3FOTO 3de casa Silvia de Souza Santos diz que o trabalho dos alunos trouxe uma maior sensação de segurança no município: “Nós vemos todos esses alunos policiais na rua e nos sentimos mais seguros. Eles acabam afastando as pessoas que vêm até nosso bairro com má intenção”.

 “A grande quantidade de policiais militares distribuídos em diversas modalidades de policiamento ostensivo foi facilmente percebida pelos munícipes, gerando maior segurança a comunidade portovelhense, enaltecendo o bom nome da Polícia Militar, que cumpre seu dever de Servir e Proteger”, disse o capitão  PM Sallé.

Durante o estágio os alunos do CFSD também participaram de uma operação coordenada pelo Curso de Formação de Oficiais. Entre as ações desenvolvidas com os futuros Oficiais da PM estão os Comandos de Abordagem, Bloqueios de Vias, Operação Lei Seca e Policiamento Ostensivo a Pé em alguns centros comerciais e também no Espaço Alternativo.  Além disso, os alunos soldados também puderam participar de operações de Policiamento em Praça Desportiva, durante jogos da Copa do Brasil e final do Campeonato Rondoniense, que aconteceram em Porto Velho já em Maio.


Foto e texto Diretori de Ensino

Jornalista Lenilson Guedes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *