Dia Das Mães comemorado no Quartel do Comando Geral da PMRO

DSC 0950

O evento contou com a presença do comandante geral da Instituição, coronel PM Ênedy de Araújo, o subcomandante geral coronel PM Clairton, o Assessor Militar da PM na Assembleia, coronel PM Bonfim a diretora de Saúde da PM coronel PM Dent Ana Júlia, demais oficiais e praças. O sargento PM Marcos Aurélio conduziu a cerimônia que teve ainda a apresentação de ginástica rítmica pelas alunas do CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar. DSC 0920Na oportunidade o frei Eduardo anunciou sua despedida do Exército Brasileiro. Como agradecimento por atender aos chamados da capelania da Polícia Militar, as policiais militares juntamente com integrantes da Banda de Música da PM cantaram a música Amigos para Sempre.

O coronel PM Ênedy lembrou das dificuldades e das resistências com relação ao ingresso de mulheres tanto nas Forças Armadas quanto auxiliares. “Era um momento de amadurecimento e de reflexão sobre a participação e a importância das mulheres no contexto da Segurança Pública”. De acordo com ele, dada a seriedade, o apego e a estima das policiais militares hoje vemos uma presença mais efetiva, apesar da missão de mãe e esposa de cada uma”.

A primeira mulher a ingressar em uma organização policial militar foi em 1953. Foi Hilda Macedo, assistente da cadeira de Criminologia da Escola de Polícia em São Paulo. Em Rondônia, a mulher, mãe policial militar realiza o mesmo trabalho empreendido pelos homens. Policiamento ostensivo e preventivo, radio patrulhamento, policiamento escolar, ambiental e rodoviário, no trânsito Companhia de Operações Especiais, área médica, científica e outras funções.

Ginástica rítmica

DSC 987

A equipe técnica do Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica “Colégio Dom Bosco” e do Cecro, apresentou as ginastas Amanda Oliveira, Erica Rodrigues, Clara Santos e Thais Macena, que estudam no CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Em parceria com a APP do CTPM estão sendo oferecidas aulas a comunidade a partir deste mês de maio de 2016. As aulas com a técnica Juscimara Campos, profissional de educação física – Cref 000004-RO, acontecem aos sábados pela manhã. Maiores esclarecimentos entrar em contato pelos números de telefone 92100074 ou 99010074. Email: ginsatasdoporto@gmail.com e ginastasdo.porto@facebool.com.

DSC 988

O comandante geral agradeceu a equipe que fez a decoração das dependências do QCG e montou toda estrutura para realização da festa. Tenente PM RR Celestino, subtenente PM David, sargentos PM Sérgio, Garibalde e  Marcos Aurélio, aluna a cabo PM Wilany, soldados PM Ralissa, Raicina, Edleusa, Bruna e o jornalista Lenilson Guedes.

Jornalista Lenilson Guedes

Fotos sargento PM Sérgio