Com policiais militares do 1º e 5º Batalhões e da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, a Polícia Militar desencadeou na quinta-feira, 24 de março de 2016, a Operação Esforço Máximo, com vários objetivos, dentre eles recaptura de foragidos da Justiça. O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Dias de Araújo acompanhou a Operação e disse da importância de dar ao cidadão a sensação de segurança. Estavam presentes os comandantes do 1º Batalhão, tenente coronel PM Alcântara e do 5º BPM tenente coronel PM Almeida. A Operação foi planejada no 5º BPM.
Antes da saída dos policiais militares, o comandante geral falou sobre as diretrizes de seu Comando e a valorização do policial militar que tem se empenhado e trabalhado com esforço máximo na defesa da sociedade. “Nos próximos dias os policiais militares terão uma ferramenta a mais para auxiliar no trabalho diário”. Novos equipamentos tecnológicos serão utilizados por cada guarnição, explicou. O comandante quer agilidade no registro de carros roubados e foragidos da Justiça para que a PM seja ainda mais eficiente no atendimento das ocorrências.
Com esse equipamento diminui o tempo resposta a sociedade, pois o policial militar poderá registrar a ocorrência no próprio local do fato. “Vou investir na Corporação para que tudo isso aconteça”. Quando registrar uma ocorrência, disse ele, busquem ver quem é a vítima, pois as vezes, caso de homicídio, por exemplo, aquele que foi atingido também é pessoa envolvida com o crime, pois a população quer saber dos antecedentes não só de quem praticou o crime, mas também que quem foi vítima.
Reconhecimento
Disse o coronel PM Ênedy que quando passou nas Unidades do interior, buscou a valorização dos policiais militares e que além de ganharem Medalhas, foram promovidos. “Podem contar comigo, se fez, merece, correu o risco, vai ser promovido por bravura, vai ganhar indicações e concessões sem burocracia”. Os elogios têm que ser publicados. Quem for avaliar o Policial Militar terá a ficha individual mostrando quem é o que fez pela Corporação.
O comandante do 5º BPM tenente coronel PM Almeida disse que a Operação teve início no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, haja vista o aumento de ocorrências policiais naquele local, depois se deslocou as Zonas Sul, Leste e Oeste da Capital, passando pelas Ruas centrais de Porto Velho. “A violência está grande, mas a PM tem trabalhado e mostrado diariamente o resultado desse trabalho”, observou uma repórter que acompanhou a Operação.
Para o motorista de um dos ônibus do SIM que foi alvo de revista aos passageiros, a PM deve fazer mais estas operações, pois nos dá segurança. Os usuários, desceram dos ônibus, mas conscientes de que alí a PM está fazendo uma prevenção. Os elogios ao trabalho da PM não foram só dos passageiros. As pessoas que eram abordadas também se declararam agradecidos. “É um momentinho que ficamos parados, mas pode redundar em uma vida salva, em um assalto e um acidente evitado”, declarou outro.
Foragido recapturado havia sido preso há uma semana
Na Rua Amélia Faria, no Bairro Tancredo Neves, em Porto Velho, a PM recapturou Michael Jacson Gonzaga de Jesus Souza, 26, foragido do sistema Penitenciário. A guarnição policial militar do 5º BPM, por determinação do CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais deslocou-se àquela Rua para apurar uma suposta violência doméstica.
Em contato com a solicitante, esta informou a PM que seu marido, por volta das 5 horas de ontem, chegou a sua residência bastante alterado, com sinais de que estava agindo sob efeito de substância entorpecente, bem como também estava em condição de foragido do sistema penitenciário, e com a chegada da guarnição o conduzido evadiu-se logo que percebeu a chegada da equipe policial.
A PM orientou a vítima a ligar para o CIOP se por acaso o acusado retornasse. Após 20 minutos da saída da Polícia Militar a solicitante ligou informando que o marido estava em sua casa. A PM retornou e confirmou a situação de foragido de Michael.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão a Michael, informado seus direitos e apresentado a Central de Flagrantes para providências.
Michael Jacson Gonzaga de Jesus Souza já foi preso há quatro dias conforme OP – Ocorrência Policial nº 1984-2016 da mesma natureza do fato “recaptura de foragido”. Possui outras condenações – Oc. Pol. 10831-2011/Tentativa de furto/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 1984-2016/Recaptura de foragido/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 2074-2016/Recaptura de foragido/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 3590-2012/Posse de entorpecentes/conduzido/10ª DPC/Nova Mutum, Oc. Pol. 3941-2013/Trafico de entorpecente/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 6651-2015/Furto a Residência/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 8584-2015/Furto a Residência/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 9340-2014/Recaptura de foragido/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho.
De roubo a linchamento. Três presos
O CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais determinou a guarnição do 5º BPM para atender a uma ocorrência de roubo na Rua Janaina com Mamoré, Bairro Teixeirão. Ao contatar com a vítima os policiais militares souberam que dois homens em uma motocicleta Honda bis de cor vermelha, placa NEG 4309 lhe abordaram e o garupa de posse de uma arma de fogo possivelmente um revólver calibre 38 e sobre grave ameaça roubaram da vitima objetos pessoais. Com o patrulhamento a PM apreendeu um menor, Marcel Oliveira Alencar, 26 e Anderson Rarenson Souza Vieira, 23.
O caso
De acordo com a PM, logo após ouvir o relato da vítima, eles foram em patrulhamento, porém foram informados que havia uma ocorrência de um possível linchamento na Rua Eduardo Lima e Silva com Pinheiro Machado. Imediatamente se dirigiram para o local, juntamente com a guarnição do setor 09. No local os elementos estavam detidos por vários moto taxistas, que de imediato a guarnição reconheceu o infrator e o suspeito como autores de vários roubos na Zona Leste da capital, e que tinham as mesmas características e a moto bis do roubo anterior.
Reconheceu
Os policiais militares levaram os acusados à presença da vítima no Bairro Teixeirão que de pronto reconheceu os autores do roubo, como também a motocicleta que eles estavam. O menor infrator e o maior confessaram a autoria do roubo, bem como outro roubo de uma motocicleta Honda Titan de cor preta NCN 2050 praticado na noite de ontem por volta das 21horas.
Além da moto, eles roubaram um aparelho celular Samsung de cor branca, já localizado na residência de Marcel. Sobre a motocicleta que eles estavam também confessaram que roubaram na noite anterior por volta das 20h30. O conduzido Marcel pegou a arma de fogo utilizado por eles no assalto. Conforme declaração deles. Indagado o conduzido Marcel sobre a arma de fogo o mesmo negou que pegou a arma. Diante dos fatos foi dada a voz de prisão aos conduzidos, voz de apreensão ao infrator.
Mandado de Prisão em aberto
Em patrulhamento de rotina uma guarnição do 5º BPM se deparou com o veiculo corsa de cor vermelha placa AIC 8399 Cacoal-RO e dentro um elemento em atitude suspeita e de imediato foi dada a voz de parada através de sirene e giroscópio. Após isso foi constatado que ao volante se encontrava uma mulher e no banco do carona um homem.
Feita revista no veiculo e pessoal ao suspeito foi constatado que ele Renato de Sá Brito, 26, possui Mandado de Prisão em aberto. O homem foi recapturado na Rua Antônio Violão, Bairro Teixeirão, em Porto Velho, por volta das 15 horas do dia 24 de março de 2016.
Outras informações sobre Renato de Sá Brito. Ocorrência Policial – Oc. Pol. 1566-2008/Porte de arma/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 1963-2008/ comunicação/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 2084-2016/Recaptura de foragido/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 253-2008/Porte ilegal de arma/conduzido/ Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 4588-2007/Lesão corporal/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 6268-2008/Maus tratos a criança ou adolescescente/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 8782-2008/Trafico de entorpecentes/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 9767-2010/Recaptura de foragido/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho.
Foragido é pego vendendo drogas
O fato aconteceu quando um policial civil buscou apoio junto a Polícia Militar, informando que na Rua D. Morada do Sul, Bairro Floresta, havia um homem foragido da Justiça, vendendo droga. A PM foi ao local e constatou o fato, recapturando Manoel Francisco De Souza.
No local, a PM apreendeu vários produtos de procedência ilícita. Manoel que é foragido da Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro da data de 19-11-2015, disse a PM que estava cuidando da casa de sua irmã.
Outras condenações. Ocorrência Policial – Oc. Pol. 1737-2008/Furto/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 2076-2012/Furto tentativa/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 3368-2009/Recaptura de foragido/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 4463-2011/Posse de entorpecente/conduzido/ Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 4711-2015/Furto a residencial/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 4743-2010/Recaptura de foragido/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 5448-2013/Recaptura de foragido/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho, Oc. Pol. 9078-2009/Furto em residência/conduzido/Plantão de Policia/Porto Velho.
Foi reclamar de uma arma que disse ser sua, acabou preso na Central
Rosivaldo Borges de Oliveira foi recapturado no dia 24 de março de 2016, na Central de Flagrantes, conforme ocorrência policial 2085-2016. A PM informou que compareceu a Central de Flagrantes Rosivaldo Borges De Oliveira alegando ser o proprietário da espingarda calibre. 28, numeração 4392, coronha de madeira, sem marca aparente, que fora apreendida em posse de Erivelton Rodrigues Dos Santos (OC: 2079-2016). Contudo, Rosivaldo não apresentou a documentação da espingarda e alegou não ter o porte de arma.
A PM informou que Rosivaldo foi citado no histórico da OC: 2079-2016 ameaçando a vítima com um terçado. Em pesquisa a Polinter foi constatada um Mandado de Prisão em seu desfavor. O acusado já tem contra si outras ocorrências policiais
Nas ruas da cidade, passeando “Di boa”
Em Porto Velho, conforme ocorrência policial 2088-2016, registrada no dia 24 de março de 2016 na Central de Flagrantes, por volta das 18 horas, foi recapturado Diogo Rossaci Santos. A Guarnição do 5º BPM, em patrulhamento de rotina, avistou Diogo no cruzamento da Rua Mariana com Rua União no Bairro Mariana. Ele, quando viu a viatura tentou correr, porém foi abordado pela guarnição, que ao fazer pesquisa nominal no conduzido, foi constatado um Mandado de Prisão em desfavor do mesmo de nº8722-28.2014.8.22.0007.0001. O acusado já foi preso conforme ocorrência Policial – Oc. Pol. 9078-2009/Tentativa de furto/conduzido/Delegacia especializada no atendimento da mulher/Cacoal.
Com Mandado de Prisão em aberto
Por volta das 21 horas de quarta-feira, 24, policiais militares recapturaram na Rua Andreia com Rua Julia, no Bairro Igarapé, Matheus Araújo de Brito. A PM informou que a guarnição da Força Tática em patrulhamento avistou Matheus em atitude suspeita. Na abordagem e revista pessoal foi constatado um Mandado de Prisão em seu desfavor, expedido pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas – VEPEMA. Outras informações: OP Nº 2349-2014 – Posse de Entorpecente – P. Policia, OP Nº 8072-2014 – Roubo – P. Policia, OP Nº 7007-2015 – Furto – P. Policia, OP Nº 8155-2015 – Tentativa de Roubo – P. Policia, OP Nº 82-2016 – Porte Ilegal de Arma – P. Policia, OP Nº 1132-2016 – Recaptura de Foragido – P. Policia, OP Nº 1238-2016 – Recaptura de Foragido – P. Policia, OP Nº 1590-2016 – Recaptura de Foragido – P. Policia.
Texto Jornalista Lenilson Guedes
Fotos Soldado PM Gleison Simplicio