Polícia Militar de Rondônia

Dia Internacional da Mulher comemorado na PM em Porto Velho

DSC 2088
 

O comandante geral (e) destacou a importância da mulher no trabalho policial militar, pois desde sua incorporação além do respeito a cidadã, nas mais diversas situações nos dá uma polícia menos voltada para o uso da força,direcionada para a capacidade estratégica, exigências advindas das transformações pelas quais vem passando o modelo de polícia e o próprio mundo do trabalho.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

A história da mulher na PM é recente, a primeira polícia brasileira que recepcionou uma mulher foi a de São Paulo, há 55 anos, entretanto, a primeira mulher a chegar ao posto de coronel foi no estado de Minas Gerais. A primeira mulher a ser comandante geral de uma organização Policial Militar, foi em Rondônia.

A Bahia foi uma das últimas polícias a introduzir a mão de obra da Policial Feminina em seus quadros corporativos, tendo sua primeira turma em 1989, como praças – eram 27 sargentos e 78 soldados, que formaram a primeira tropa policial militar feminina da Bahia, instalada na Vila Militar dos Dendezeiros, denominada Companhia de Polícia Militar Feminina. Foi só em 1992 que ingressou a primeira turma de “Pfems” para compor o Curso de Formação de Oficiais.

O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Mensagem

Com o texto de Leonor Alves, a mensagem às policiais militares e servidoras civis busca mostrar  mulher símbolo da sensibilidade, fonte eterna da amizade, pérola de inestimável valor. Âncora féril da imageinação, manacial profundo de amor. Alma misteriosa, tens inexplicável poder de conciliar trabalho, emoção e lar. Mestra na arte de amar, tens inexplicavelmente um dia escolhido para te homenagear.

¨¨

Fotos sargento PM Sérgio

Jornalista Lenilson Guedes


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *