Com o estádio Aluízio Ferreira reformado, teve início em Porto Velho na noite de sábado (5) o 26º Campeonato Rondoniense de Futebol, com a partida entre o SC Genus e o Real Ariquemes. A entrega de instalações reformadas e do gramado recuperado ocorreu momentos antes de iniciar o jogo, com ato do vice-governador Daniel Pereira e superintendente da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer (Sejucel), Rodnei Paes. Estiveram no evento os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz, comandante geral da PM coronel Ênedy Araújo.
Durante o evento caiu uma forte chuva no Estádio Aluizio Ferreira. A PM realizou a segurança durante a realização da partida de futebol.
O vice-governador Daniel Pereira registrou que o governo estadual tem o propósito de construir um novo estádio em Porto Velho, discussão já iniciada no ano anterior, mas enquanto isso não é possível entrega à população uma reforma feita mediante execução direta e com recursos próprios. “Aqui é agora o palco do Genus, do Campeonato Rondoniense, da Copa Verde. Agora é com vocês”, disse, dirigindo-se aos dirigentes dos clubes.
Daniel Pereira disse que o governo espera ver o estádio lotado, com seus 4 mil lugares ocupados, o que será uma “motivação maior para tratarmos de ampliar, construir um novo espaço”.
Na reforma do estádio Aluízio Ferreira foram investidos R$ 350 mil, com todo material necessário adquirido pela Sejucel. O superintendente Rodnei Paes disse que o Estado economizou na obra. “Se fossemos licitar sairia por R$ 1 milhão e 500 mil”, declarou, dizendo que muitos não acreditavam que “íamos conseguir fazer essa reforma”.
Rodnei Paes disse que parte das arquibancadas – que chegaram a ser interditadas – foram recuperadas, a fachada do estádio e o gramado também. Toda a instalação elétrica foi trocada, para que pudesse dar suporte aos novos refletores e a outras estruturas do local. Os vestiários e as cabines de imprensa – agora climatizada – foram reformados.
“Me sinto honrado e digno de entregar para vocês o estádio. O governo economizou com a obra, cumprimos nossa tarefa para que vocês pudessem realizar o campeonato, temos agora cabines climatizadas para imprensa, são profissionais que merecem trabalhar de forma adequada e digna”, disse Rodnei Paes.
O superintendente da Sejucel adiantou que nesta segunda-feira, dia 7, um engenheiro do Ministério dos Esportes estará em Porto Velho para fazer um estudo da pista ao redor do gramado do estádio. “Queremos construir uma pista emborrachada para a prática de atletismo. Aqui há espaço para fazermos um centro de competição olímpica”, disse Paes, planejando uma piscina olímpica e estrutura para administração do local.
Um dos fundadores do SC Genus, Evaldo Silva disse que há 18 anos esperava “chegar este dia”, registrando agradecimento especial à empresa Eucatur, “porque sempre esteve conosco nesta caminhada”. Ele entregou uma muda de açaí branco ao empresário Assis Gurgacz, pedindo a todos que ajudem também a melhorar o meio ambiente plantando arvores. Texto: Mara Paraguassu.Fotos: Bruno Corsino/Sargento PM Sergio.
**
Publicado por Lenilson Guedes