A Polícia Militar do Estado de Rondônia através da Companhia de Operações Especiais e Diretoria de Ensino realizou no período de 14 de fevereiro a 4 de março de 2016 o Estágio Básico de Operações Policiais em área de selva com os alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD 2015/2016) ocorrido na Base de Selva da Polícia Militar.
O Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, visitou a Base de Selva, durante as instruções. Ele falou da importância do policial militar conhecer técnicas policiais para melhor poder operar, em especial na área de selva, visando o cumprimento das missões que a Polícia Militar tem como ofício, com o objetivo sempre de servir e proteger a sociedade.
Sob a responsabilidade técnica da COE – Companhia de Operações Especiais, durante esse período, as três companhias que formam o CFSD – Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, estiveram em plena atividade para o cumprimento integral do Estágio de Selva previsto no Plano de Unidade Didática e Plano de Disciplinas do Curso.
Instruções
Os alunos do CFSD, durante todo o período do estágio, receberam as mais variadas instruções em área de selva, sendo que, dentre elas destacam as disciplinas de marchas e estacionamentos, construção de armadilhas, orientação diurna e noturna, construção de abrigos, atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros), ofidismo, pista de cordas para transposição de curso d’água, meios auxiliares de flutuação em água, técnicas de rastreamento, obtenção de água e fogo, obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, acuidade auditiva, visual, olfativa e tátil (AVOT), pista de obstáculos naturais em área de selva, dentre outras disciplinas.
Estágio
O Estágio básico de operações policiais militares em área de selva tem como objetivo principal condicionar os novos soldados da Polícia Militar ao desempenho das atividades policiais em área hostil de selva, onde as dificuldades são maiores em face da pouca visibilidade, dificuldade de acesso e progressão nesse tipo de geografia, dificuldade de alimento, asseio corporal, desprendimento de esforço físico além do normal, entre tantas outras condições adversas para policial.
O Estado de Rondônia possui cidades circundadas por áreas de selva, portanto, essas regiões, certamente, serão os cenários das ações e operações policiais desses novos integrantes da Polícia Militar. Dentre essas ações policiais em área de selva podemos destacar: as reintegrações de posse rural, busca de perdidos em meio à selva, capturas de marginais homiziados nessas áreas hostis, resgate de feridos, etc. Diversos atributos foram necessários. Dentre eles a coragem, camaradagem, espírito de corpo, energia, perseverança, união, liderança, resistência aos esforços intensos e prolongados, disciplina, etc.
Valorização
O Comandante da Companhia de Operações Especiais, tenente coronel PM Alexandre, (e) destacou a importância desse tipo de treinamento para os jovens que ingressam na carreira policial militar do Estado de Rondônia, pois é através desse treinamento específico que os alunos aprendem, além das instruções técnicas, a valorizar mais o próximo, suas diferenças e características.
Também aprendem a valorizar as coisas mais simples da vida cotidiana, os princípios basilares da hierarquia e disciplina além dos atributos que são exigidos para o policial militar exercer sua profissão dentro da expectativa da sociedade cada vez mais exigente e participativa.
Equipe
A equipe de instrução foi formada por 46 policiais militares da COE, da Diretoria de Ensino, do BPA – Batalhão de Polícia Ambiental, do 5º BPM e da Casa Militar distribuídos nas equipes de instrução, monitoria, auxiliares de instrução, equipe de cozinha, logística, transporte, equipe de primeiros socorros, ambulância, entre outras atividades e infraestruturas, tudo para prover a condição necessária para a realização dessa etapa da formação dos soldados PM.
¨¨
Fotos sargento PM Sérgio
Jornalista Lenilson Guedes