Polícia Militar de Rondônia

Seasso realiza Diagnóstico Institucional nas Organizações Policiais Militares em Porto Velho





O SEASSO, por meio das tenentes psicólogas do Quadro de Oficiais da Saúde, em parceria com a Diretoria de Saúde, está realizando o diagnóstico institucional nas OPM’s de Porto Velho, visando levantar informações de forma sistematizada, para subsidiar o plano de ação estratégico focado em promoção e prevenção em saúde mental.

 

O diagnóstico institucional é realizado em duas etapas, sendo a primeira a entrevista individualizada com os comandantes das OPM’s e posteriormente a atividade em grupo, abordando de 20 à 30% do efetivo da OPM,  na qual são aplicadas algumas ferramentas para investigar a saúde mental dos policiais militares envolvendo estresse ocupacional, qualidade de vida, níveis de ansiedade e depressão, entre outros. Os grupos são realizados nas OPM’s, conforme disponibilidade, e no auditório do SEASSO.

 

O diagnóstico institucional é uma ferramenta poderosa de gestão e planejamento, pois auxilia na decisão de prioridades que as políticas de saúde devem assumir para oferecer cuidado em saúde adequado. O diagnóstico contribui na tomada de decisões acerca das práticas que fazem parte da rotina de um serviço e na implementação de ações de prevenção e promoção.

 

Assim, o diagnóstico institucional permite identificar fatores de risco e de proteção que influenciam a saúde mental do policial, identificar grupos e demandas prioritárias, identificar o clima organizacional, observar as relações interpessoais e habilidades sociais e também aproximar os policiais militares ao SEASSO e à Diretoria de Saúde.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *