O 1º BPM, preocupado com a violência no ambiente escolar, implantou um projeto voltado exclusivamente para a comunidade escolar, denominado “Patrulha Escolar”. A Patrulha Escolar voltou às atividades com o início do ano letivo.
As patrulhas escolares são divididas em equipes, distribuídas na zona sul e centro da Capital. Essas equipes implementam a filosofia de policiamento comunitário. Trabalham de forma preventiva, uma vez que o projeto tem a finalidade de orientar os alunos, conscientizando-os sobre os efeitos, causas e consequências dos atos que levam os jovens à criminalidade e à violência. Entretanto, as patrulhas fazem também o serviço repressivo, abordando e revistando jovens suspeitos que costumam aglomerarem-se nas imediações das escolas.
Um exemplo da atuação da Patrulha Escolar se deu no dia 15, em patrulhamento pelas imediações das escolas, dois elementos em uma motocicleta Marca Flash Motors, modelo City, de cor prata empreenderam fuga. Foram abordados pela guarnição da Patrulha Escolar composta pelos sargentos Selhorst e Nelson já na estrada do Santo Antônio. Com o conduzido de nome Vagno Gomes Morais foi encontrado um revólver calibre. 38 com numeração raspada e quatro munições intactas. Fábio do Rosário, piloto da motocicleta não estava com os documentos do veículo e nem possuía CNH, disse ser apenado do regime semiaberto. Assim sendo ambos receberam voz de prisão e foram encaminhas à Central de Flagrantes para as medidas cabíveis.
Os diretores, professores e alunos das escolas atendidas aprovaram a iniciativa e afirmam que os efeitos são bastante positivos na comunidade escolar, através das atividades desenvolvidas pelos policiais militares, que proporcionam mais segurança.
Diante da grande aceitação da comunidade, a intenção do Comandante do 1º BPM, tenente coronel Alcântara, é ampliar essa modalidade de policiamento e intensificar a presença e as atividades de orientação aos servidores e alunos das escolas.
¨¨
Fotos e fonte soldado PM Eliane
Jornalista Lenilson Guedes