Diante de várias ações criminosas realizadas por dois bandos armados que estão atuando em duas regiões distintas do Vale do Jamari, o Comandante Geral da PMRO, Coronel Ênedy Dias de Araujo, montou uma Força Tarefa denominada “Mutatis Mutandis”, composta por policiais militares do 2º e 7º BPM e NOA (Núcleo de Operações Aéreas).
De acordo com a Polícia, os grupos estão fortemente armados, sendo que um atua na extorsão de fazendeiros, enquanto o outro comete roubos e furtos nas linhas.
No último sábado, dia 13, por volta das 7horas um grupo armado de aproximadamente 10 pessoas invadiu a fazenda Fluminense e atacou dois funcionários que estavam próximos a uma represa, nos fundos da propriedade. Encapuzados e armados com espingardas calibre 12 e pistolas, os criminosos desceram de um morro atirando nas vítimas que fugiram entrando em uma mata fechada, saindo depois de quase 6 horas na sede do sítio vizinho.
Ação criminosa
A caminhonete deixada pelos funcionários foi incendiada e destruída completamente. Nas portas do veículo, os policiais constataram várias perfurações feitas por projéteis de diversos calibres. No local, também foram encontrados cartuchos deflagrados de calibre 12.
Toda a área da fazenda foi cercada e com o apoio do helicóptero “Falcão 02” do NOA (Núcleo de Operações Aéreas), os policiais entraram na mata e realizaram uma varredura, encontrando dois barracos que foram utilizados pelos marginais e um capuz que foi usado na ação criminosa. A ação durou mais de 12 horas e nenhum suspeito foi localizado.
FORÇA TAREFA “MUTATIS MUTANDIS”
A força tarefa ”MUTATIS MUTANDIS”, expressão em Latim significa “Mudar o que tem que ser mudado”, começou nesta sexta-feira, dia 12, e tem a finalidade de combater estes grupos armados quem vem aterrorizando os sitiantes e fazer a paz reinar novamente nos campos do Vale do Jamari.
Uma das ações repressivas da Operação é o reforço do Patrulhamento Rural, onde Guarnições do Grupo de Operações Especiais do 2º e 7º BPM, abordam suspeitos no setor rural, enquanto uma outra equipe, composta por PM’s do Núcleo de Inteligência do 2º e 7º BPM, faz levantamentos e recebem denúncias sobre os bandos. Foi disponibilizado um contato via WhatsApp para receber denúncias sobre os bandos, basta adicionar o número (69) 9290-4834. Não precisa se identificar.
Logo no primeiro dia, a Força Tarefa patrulhava a Linha 60, cerca de 50 Km distante de Buritis, quando encontrou um veículo Corsa, de placas JFI-1686, registrado no município de Campo Grande/PR, parcialmente depenado, abandonado no canto da estrada. Os vidros estavam quebrados e sem as rodas. Até o momento não foi encontrado qualquer registro de furto ou roubo deste veículo.
O Comandante Geral, Coronel Ênedy, garantiu que a Força Tarefa continuará atuando na região de Buritis e
Monte Negro até que todos os bandidos sejam identificados e presos.
Fonte: Soldado PM Luiz/SeComS 2º BPM.
Jornalista Lenilson Guedes