Para ele, a cultura da paz tem que ser partilhada nas Escolas, nas Igrejas, sobre seus discípulos, aos integrantes da maçonaria e a todos os segmentos da sociedade. Todos juntos com essa missão do enfrentamento a violência. Se as regionais de Porto Velho e Ariquemes diminuírem esses índices, observou o governador, Rondônia será um dos estados mais controlados do país, nivelando a Estados da região sul que tem diminuído seus índices.
Em relação à resposta do Estado para a região, ele explicou que a Sesdec e o comando da PM já tem metas para reduzir os homicídios, roubos, e furtos na região. O governador agradeceu aos deputados Adelino Follador e Jesuíno Boabaid pelas emendas parlamentares que asseguram a Polícia Militar meios e instrumentos para um atendimento mais eficaz a toda população.
Para o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, a tropa merece o reconhecimento do Estado pelos trabalhos realizados em prol da população de Rondônia, em especial na área do Vale do Jamari. A parceria com os demais poderes colabora com o trabalho da Segurança Pública, revelou o delegado Antônio Carlos dos Reis. “Vamos enfrentar a criminalidade e mudar o cenário que se apresenta hoje”.
O comandante geral da Polícia Militar de Rondônia coronel PM Enedy Dias, (esquerda) disse que o tenente coronel PM Viana sai com a sensação do dever cumprido. No Batalhão, do qual, já foi comandante, o chamado da comunidade é diuturno e, neste comando, tem atendido a demanda e dado resultados positivos. Dentro do que o cidadão espera. Ao novo comandante desejou sucessos “uma história que começa hoje com o tenente coronel Crispim”, talvez um dos maiores desafios de sua carreira. “É uma honra comandar este Batalhão. Aqui temos um Batalhão de heróis”.
Despedidas
Ao deixar o comando do 7º Batalhão, Batalhão capitão Silvio, o tenente coronel PM Arióstenes Viana (direita) fala do heroísmo de sua tropa. Para ele a crise vivenciada pela nação na área da Segurança Pública não é de hoje. E equivocadamente muitos se voltam para a Polícia, como se esta fosse a causa e a solução para os problemas de segurança. “A Policia não é a causa nem tampouco a Solução!”.
O oficial PM explicou em seu discurso que a Polícia é apenas um elo na enorme corrente que compõe o sistema de segurança de uma nação. Iniciando na família, na escola, na comunidade, passando pela policia, Poder Legislativo, Ministério Público, Judiciário, Sistema Prisional… A Policia é, sem duvida um elo muito forte, e a prova cabal, irrefutável, inconteste, é o trabalho desenvolvido pela Policia ao longo do tempo.
Resultados em atendimento a população
Segundo ele, em 2015, houve uma redução na ordem de 20% no número de Acidentes de Trânsito. Em 2014 o Sétimo Batalhão apreendeu 57 Armas, em 2015, 161 Armas Apreendidas. Um acréscimo na ordem de 182%. Em 2014 foram recuperados 249 veículos e em 2015, 367 veículos foram recuperados. Um acréscimo na ordem de 47%. No ano de 2014, foram 44 Ocorrências com apreensão de Drogas. Em 2015, 111 Apreensões de Substância Entorpecente! Um acréscimo na ordem de 150%
Se em 2014 o Sétimo Batalhão, mesmo tendo sofrido uma baixa de 35 Policiais no seu efetivo só em 2015, apresenta estes resultados. Hoje, disse ele, com as ferramentas disponibilizadas pelo Comandante Geral da PM, coronel Enedy Dias, a capacidade Operacional do Batalhão já está fortalecida, uma Aeronave está a disposição, 25 Policiais de outros municípios já estão aqui, somando com a tropa do Sétimo Batalhão.
Elogio
Em elogio ao ex-comandante do 7º Batalhão, coronel PM Ariostenes Viana de Azevedo, o coordenador Regional de Policiamento II, coronel PM Marcio Ângelo, destacou as qualidade profissionais e administrativas do tenente coronel Viana “soube administrar os óbices diariamente desafiadores na carreira do policial militar, contornando as deficiências materiais e humanas e, gradativamente impondo um novo ritmo de trabalho, mas sempre buscando a aproximação da Polícia Militar com a comunidade”.
Tendo uma área de abrangência nos municípios de Ariquemes, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Buritis, Cacaulândia, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cujubim, bem como dos distritos de Rio Pardo e Jacinópolis, o ex-comandante buscou, juntamente com seus oficiais, orientar e instruir os seus comandados ao desenvolvimento das atividades operacionais e administrativas dentro das normas legais, e do respeito aos princípios dos Direitos Humanos, enaltecendo assim, perante a sociedade, os valores éticos e profissionais que norteiam a Corporação.
A nota fala dos desafios de comandar
Não é fácil comandar qualquer Unidade Militar do porte de um Batalhão de Polícia. Comandar o 7º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Capitão Silvio, por todas as características inerentes e próprias da região do Vale do Jamari, é um desafio grandioso e ao mesmo tempo um privilégio de poucos oficiais, que aqui tiveram a honra de servir e deixar um legado de trabalho e dedicação incorporado na história desta grande e importante Unidade Operacional da Polícia Militar de nosso Estado.
Todos policiais militares
Neste espírito de reconhecimento destaco que um “Comando” não é feito apenas por seu titular. Seu sucesso é fruto de suas habilidades individuais, de seu compromisso, do seu comprometimento em bem servir a sociedade, e principalmente pela sintonia e do “feedback” que deve existir entre a tropa e cada Comandante, que se traduz pela dedicação, lealdade e determinação com que são desenvolvidas todas as tarefas e determinações do Escalão Superior.
Tropa de resultados
O conhecimento do tenente coronel PM Viana de sua tropa virtuosa e comprometida com o resultado, não só em Ariquemes, mas em todos os rincões subordinados ao 7º BPM, e assim sapiente deste potencial, soube construir com seus comandados, com os servidores civis, com as autoridades, com os poderes e demais instituições e autarquias que compõem o Estado de Rondônia, os caminhos que nortearam futuramente todas as nossas ações no Vale do Jamari e demais Municípios sob a responsabilidade do Batalhão Capitão Silvio.
Parlamentares
Deputado Adelino Follador
Frutos de emendas parlamentes dos deputados estaduais Adelino Follador e Jesuíno Boabaid, foram entregues para uso exclusivo do Proerd, em Ariquemes e Porto Velho, dois veículos Fiat. Emenda do deputado Adelino Follador.
Para uso do Batalhão, foi entregue um veiculo Guincho, fruto de emendar parlamentar do deputado Estadual Jesuíno Boabaid.
Revista a tropa.
Intérpretes de Libras, professora Carmelita e sargento PM Garibalde.
Fotos sargento PM Sergio
Texto jornalista Lenilson Guedes