“O Exército tem um papel de destaque na formação de Rondônia e vejo a obra como um resgate e a valorização da nossa história”, destacou Maurão. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias de Araújo também participou da reunião.
O general declarou que a obra conta com a participação direta de historiadores de Rondônia. “Esta terra abriu as portas para muitos cidadãos brasileiros e o Exército tem sua parcela de contribuição para essa formação de um Estado pujante, cheio de oportunidades e de perspectivas de crescimento”, completou.
Memorial Marechal Rondon
Costa Neves também agradeceu à Assembleia Legislativa pelo apoio na criação do Memorial Marechal Rondon, em homenagem ao pioneirismo do marechal Cândido Mariano Rondon, no ano de seu sesquicentenário. Uma emenda coletiva dos deputados de R$ 400 mil assegurou a finalização do projeto, executado em parceria com a Unir, a Santo Antônio Energia e outras instituições.
“O Memorial é um sucesso. Temos registro de 2 mil visitantes em único dia. O que mostra que a população quer ter acesso à história de Rondon e de Rondônia”, relatou o general.
O Memorial foi construído nas proximidades da centenária igreja de Santo Antonio. No local, funciona um centro de dados, sob os cuidados da Unir; um prédio destinado à história do marechal Rondon, um com informações sobre as redes telegráficas e outro com dados sobre as expedições de Rondon.