Segundo Elias Martins, da Gerência de Tecnologia (Getec), os trechos para instalação das câmeras foram selecionados conforme pesquisas feitas entre a Polícias Militar e Civil. “Com este tipo de câmera, é possível monitorar grandes áreas com apenas uma unidade e fazer o reconhecimento de pessoas e placas de veículos, mesmo que estejam distantes, pois as câmeras possuem zoom de até 400X”.
Entre outros benefícios do sistema, Elias citou a agilidade nos trabalhos de investigação, por parte da Polícia Civil, pois as imagens ficam armazenadas por até 30 dias, sendo possível resgatá-las e estabelecer um banco de dados para reconhecimento posterior de criminosos ou suspeitos.
“A gravação das imagens é automática e ficam armazenadas em um sistema de backup em storage em alta resolução, após esta data sobrescreve a primeiras imagens”, explicou.
De acordo com o capitão Aldimas, do 4º pelotão da PM em Machadinho do Oeste, o trabalho de monitoramento que surtiu efeito resultando em vários os flagrantes. “Nos locais onde as câmeras foram instaladas, foi percebida maior redução de ocorrências policiais principalmente nos crimes de furto e roubo”.
Para o secretário Antônio Carlos dos Reis, o sistema de vídeo monitoramento é uma ferramenta eficaz no combate criminalidade inibindo as ações criminosas, bem como, reforçando o trabalho investigativo da polícia. “É um serviço a mais, é o olhar da polícia por todos os lugares”, enfatizou.
Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira