A atividade física no quartel do comando da policia militar nesta terça-feira, foi marcada pela presença de três instrutores de Zumba fitness. A dança altamente contagiante surgiu na Colômbia e chegou ao Brasil nos anos 2000. Em Porto Velho, em fase inicial, a Zumba ainda não completou dois anos. Hoje, três instrutores foram responsáveis por apresentar o novo jeito de dançar e praticar atividades físicas no comandando. Eles atenderam ao convite da sargento PM Lucileia, da Ajudância Geral da PM.Os professores trabalharam movimentos mais brandos, o que pode ser acelerado com o tempo.
Professora de educação física Amanda Santos é uma das instrutoras. Ela conta que a procura pela nova modalidade é muito grande. Os ritmos contagiantes como a Salsa, o Merengue, o Mambo e o Samba são convidativos e os movimentos auxiliam na coordenação motora; no condicionamento físico; perda de peso; tonifica os músculos, o que ajuda na prevenção contra doenças, por ser uma atividade física animada. Os instrutores afirmam que a academia Fitness, no bairro Quatro de Janeiro em Porto Velho, conta com mais de 400 alunos, todos praticando a Zumba.“Uma aula divertida e dinâmica, é isso que se resume a Zumba. Se você está afim de perder calorias e se divertir, é só fazer Zumba”, afirma o major PM Braga, chefe da Ajudança Geral da PMRO. O comando da Polícia Militar agradece o apoio da academia Fitness.
A Zumba surgiu na década de 1990, quando o então personal trainer de celebridades Alberto “Beto” Perez descobriu “acidentalmente” o conceito de fusão de um programa de ginástica com música latina e influência. Em um dia comum, ele entrou em sua aula de fitness percebendo que ele havia esquecido sua música aeróbica regular. A única escolha, então foi usar as fitas disponíveis em seu carro. Aconteceu que tudo o que tinha eram músicas tradicionais de seu país de origem, a Colômbia.
Após essa ocasião, Beto decidiu melhorar a rotina e treino, criando assim o treino de fitness dinâmico e revolucionário chamado Zumba. Em apenas um curto espaço de tempo, a classe Zumba tornou-se o mais popular nas instalações do Beto. O criador trouxe o programa para os Estados Unidos em 1999.
Os empresários Alberto Aghion e Alberto Perlman também perceberam o potencial do programa de condicionamento físico, de modo que se aproximou Beto se concentrar em escala global. Aulas de Zumba foram oferecidas por todo o mundo e é sucesso até hoje.A academia Fitness em Porto Velho se localiza na Rua Ananias Ferreira Andrade, bairro Aponiã. Fone para contato: 9330-3770.
REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SUBTENENTE PM DAVID