O secretário de Segurança disse, na oportunidade, que está buscando, junto ao Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), convênios para trazer mais recursos à Cia de Trânsito. Reis destacou, também, a importância da integração da Segurança Pública, bem como a disciplina e a hierarquia na corporação.
“O que percebo na Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, assim como na COE – Companhia de Operações Especiais e GOE – Grupo de Operações Especiais é o respeito e a disciplina nos trabalhos realizados, o que tem engrandecido a Polícia Militar. O segredo não é receber a medalha e, sim, merecê-lá. Parabéns por não medirem esforços para fazer o melhor”, argumentou Reis.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Nilton Gonçalves Kisner, iniciou sua fala destacando que a união faz a força. E lembrou que a Cia de Trânsito foi a sua primeira unidade de trabalho na Polícia Militar.
“A Companhia de Trânsito foi o primeiro berço onde aprendi o amor pela corporação. Hoje é um dia de festa e de agradecimento. Há 40 anos a polícia existe, não por cada tijolo colocado, mas pela força de vontade, esforço e dedicação do soldado ao coronel”, reforçou.
Coronel Kisner destacou, ainda, que o recebimento da medalha é o reconhecimento da PM pelo o esforço, trabalho e a colaboração de cada um no cumprimento do mister de servir e proteger a sociedade.
A medalha Mérito de Trânsito de acordo com o major PM De Lima, comandante Unidade é a outorga máxima da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito. Ela foi criada em seu comando em 1 de setembro de 2015 instituída através da Resolução nº 202, do Comandante Geral, publicada no Boletim da Polícia Militar nº 161. Tem por finalidade agraciar policiais militares e personalidades civis pela contribuição para melhoria do trânsito no Estado de Rondônia.
Foram condecorados policiais e personalidades civis
Entre os agraciados, estava o Secretário de Segurança, defesa e cidadania, delegado Antônio Carlos dos Reis, Joelmir Silva Gomes, Agente de Trânsito da SEMTRAN e José Zacarias Santos, Coordenador do Comitê Municipal de Trânsito. O tenente coronel PM Apolônio Serafim e o major PM Padilha. Segundo o comandante da Compahia de Trânsito, major Alexandre de Lima e Souza, o militar é carreirista por natureza, portanto, faz parte da carreira receber o reconhecimento, elogio e a medalha.
“Os policiais que recebem a medalha se sentem reconhecidos, prestigiados e estimulados a continuarem na mesma linha de trabalho e, de certa forma, para aqueles que ainda não receberam é um motivo de se esforçarem para fazer jus ao recebimento da comenda”, disse.
O agente de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Joelmir Silva, vem desempenhando essa função há cinco anos e destacou a importância do reconhecimento. “Realizamos vários trabalhos em prol da sociedade em parceria com a Cia de Trânsito e o Detran. Me sinto honrado em ser o primeiro agente de trânsito a receber essa comenda”, argumentou o agente.
Com 35 anos de carreira, recebendo a 5ª honraria, o tenente Afonso Costa Sobrinho disse que receber uma homenagem é muito importante para o reconhecimento das atividades diárias. “Faça sempre o melhor, não meça esforços, só assim daremos um bom resultado à sociedade e à Polícia Militar”, afirmou o tenente.
A medalha Mérito Forte Príncipe da Beira, é a maior comenda da Polícia Militar. Foram agraciados o major PM Alexandre de Lima Sousa, 2º tenente PM Afonso Costa Sobrinho, segundo sargento Altair Martins Soares, terceiro sargento PM Eliésio Prestes Ferrerira e terceiros sargento PM Claudomiro Piveta Montagnini.
Medalha 40 anos da Polícia Militar
A Medalha 40 anos da Polícia Militar é comemorativa e possui como requisito mínimo ter 20 anos de serviço prestado a Polícia Militar de Rondônia. Da Companhia de Trânsito foram agraciados o major PM Alexandre De Lima, 1º sargento PM Raimundo Nonato do Nascimento, 1º sargento PM Dourival Nonato da Silva, 1º sargento PM José aAugusto Umbelino de Barros, 1º sargento PM Oséias Souza Angelim, 3º sargento PM Ademir de Matos e Silva, 3º sargento PM Achiles Menezes Ferreira, 3º sargento PM Manoel de Moraes Barbosa, 3º sargento PM Adailto da Silva Almeida e 3º sargento PM Claudomiro Piveta Montagnini.
Hasteamento da Bandeira Nacional foi feito pelo subtenente PM Bianor
Fotos sargento PM Sergio
Texto jornalistas Lenilson Gudes/Marcia Martins