“Os primeiros entre os iguais”. O Comando Regional de Policiamento I, em Porto Velho, realizou na manhã de hoje, 6, a leitura de elogio consignado a policiais militares que no dia 28 de outubro de 2024, no bairro Jardim Eldorado, na capital, elucidarão um crime de roubo a residência, liberaram os reféns, prenderam os acusados, apreenderam uma pistola e os três celulares que haviam sido roubados das vítimas. O elogio foi consignado pelo coronel PM Robinson Brancalhão da Silva, Comandante Regional de Policiamento I.
Pela ação policial, foram elogiados os sargentos PM Carlos Alexandre da Silva, Adilson Santos da Silva e os cabos PM Christian Luis Lima Gonçalves e Bruno Salustiano Figueredo da Silva. Primus Inter Pares, expressão Latina cujo significado retrata os primeiros entre os iguais, ressalta aqueles que buscam fazer o melhor em prol da nossa sociedade. Ir além do trivial é o motivo que os fazem merecedores do elogio ora consignado e honrarias que forem possíveis por parte deste Comando, destaca o elogio lido pelo tenente-coronel PM Wilton Amorim, Comandante Regional de Policiamento I, adjunto.
O coronel PM Agleydson Cavalcante, Coordenador de Planejamento Operacional, ressaltou a importância da Inteligência Policial que direciona as operações no enfrentamento a criminalidade obtendo resultados positivos como este e outros que tem sido igualmente esclarecido.
Transpassar os ditames normais de colher os dados, registrar ocorrência, ter a empatia com as vítimas que foram sodomizadas no lugar mais sagrado que deveria haver “seu lar”, levou os policiais militares aqui relacionados e justamente elogiados, a de posse de informações de transeuntes e com coletas de imagens seguir a um destino próximo na mesma parte da cidade e localizar um dos algozes daquela família, esse de posse de duas armas de fogo que foram usados na prática delituosa, uma certeza podemos concretizar, por um bom tempo essas armas retiradas de circulação pela guarnição não serão utilizadas para a prática de crimes contra o cidadão de bem de nossa cidade.
Se a ocorrência tivesse aqui finalizado, explica o coronel PM Robinson, já seria passível de elogio por parte do Comando, mas estendeu-se com a perspicácia dos policiais que receberam a informação que o outro individuo que praticou o crime, havia levado os aparelhos celulares das vítimas e de posse do sistema de rastreamento do celular, conduziu os nossos audazes caçadores a outra localização onde o terceiro indivíduo fora localizado de posse de uma moto roubada, uma pistola e os 03 celulares que haviam sido levados das vítimas por ocasião da perpetração do crime.
O trinômio de preservação da vida, preservação do patrimônio e aplicação da lei foi cumprido em sua essência, o caos instalado por ocasião da pratica delituosa cessou, o Estado demonstrou quem é verdadeiramente organizado e que não há lugares nos rincões dessa cidade que há deste Estado em que a Polícia Militar não entre e provou mais uma vez que nós realmente somos a última barreira entre o caos e a normalidade social. E tudo isso que deve servir de comemoração só foi possível de ser materializado pela ação dos policiais aqui mencionados, a quem concitamos que mantenham o bom trabalho, simplesmente porque aqueles que nos motivam a voltar para casa todos os dias tenham uma esperança em dias melhores e pelo sentimento de que nós fazemos parte dessa construção.
Fotos: cabo PM Jordan