Palestra em Porto Velho, discute Ciclo Completo de Polícia no Brasil

palestra 2

Como parte da programação dos 40 anos da Polícia Militar de Rondônia, um grupo de policiais participaram, na quinta-feira (26), pela manhã, de uma palestra que abordou o tema, “Ciclo Completo de Polícia”, que está em pauta do Congresso Nacional. O evento foi realizado no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia, com início as 8h00. Convidado pelo coronel Kisner, o palestrante foi o coronel Sílvio Benedito Alves que, além de comandante geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, é presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares de todo o país. O coronel abordou minuciosamente o tema. “Ciclo Completo de Polícia” que vem sendo debatido na Câmara Federal e no Senado, com o objetivo de dar maior celeridade aos órgãos de segurança pública no atendimento a sociedade.

palestra 5palestra 3

O coronel citou Minas Gerais como exemplo. Segundo o coronel Silvio, Minas tem 853 municípios e apenas 13% possui delegacia de Polícia. Há casos em que uma guarnição atende uma ocorrência, faz o boletim e precisa viajar mais de 400 quilômetros para apresentar o caso à delegacia de policia civil mais próxima, para que seja dado o devido encaminhamento ao procedimento investigativo. Este é o modelo adotado no Brasil. No estado do Amazonas, a situação é ainda mais preocupante: a finalização de uma ocorrência atendida por uma guarnição pode se estender por até dois ou mais dias, quando o transporte utilizado para deslocamento dos envolvidos é barco ou navio. “Isso torna o procedimento ineficaz e oneroso para o Estado”, disse o palestrante. “O mundo inteiro já adota o “Ciclo Completo de Polícia” que, segundo estudiosos de Segurança Pública, é seguramente o mais eficaz e de custo mais baixo, esclareceu o coronel.

Apenas três países não utilizam do Ciclo Completo de Polícia. O Brasil é um deles. Os outros dois são: República de Guiné palestra 4Bissau e Cabo Verde, no continente africano. Se aprovado na Câmara Federal e Senado, o ciclo completo será um passo fundamental para melhorar a eficácia de ações da Polícia Militar; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. “Com isso quem ganha é a sociedade” afirmou o palestrante.

Ao final da palestra, o coronel Kisner, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, agradeceu a disposição do comandante de Goiás. “Para nós é uma satisfação muito grande receber o presidente do nosso conselho nacional”, disse Kisner. Para o coronel de Rondônia, fica cada vez mais claro que a Polícia Militar não são ilhas ou peças soltas em cada estado da federação. “somos todos polícia militar” onde quer que estejamos nesse Brasil.

Os 40 anos da PMRO e a exposição no shopping

Na quarta-feira (25), o comando da Polícia Militar realizou a abertura da exposição no Porto Velho Shopping, as 19h00 (foto abaixo). A PM apresentou aos públicos diversos, uma exposição de equipamentos utilizados no seu dia a dia de trabalho. Os equipamentos ficarão à disposição do público até o próximo domingo (29/11). Segundo o coronel Kisner, comandante da Polícia Militar, a exposição é uma maneira de mostrar para aos visitantes parte de como é desenvolvido o trabalho da Polícia Militar no sentido de garantir a segurança pública para a população.

shopping visitante.2

O comandante parabenizou também ao coronel Almeida, do Quinto Batalhão de Polícia Militar que juntamente com equipe, coordena a exposição que tem a participação de cinco unidades operacionais. Cada estande conta com um ou mais policiais que faz demonstração dos equipamentos e conta um pouco da historia da unidade. O coronel Almeida, comandante do 5BPM agradeceu à administração do shopping, que cedeu gentilmente o espaço para que a corporação pudesse ser oferecer a oportunidade à população

Seminário sobre Saúde

Ainda sobre a programação dos 40 anos a Polícia Militar de Rondônia iniciou no ultimo dia 23 de novembro, quando a Diretoria de Saúde da Polícia Militar realizou um seminário sobre saúde durante dois dias (23 e 24). Dentre outros temas foram debatidos Doenças Ocupacionais; Fatores de Risco; Melhoria da do Ambiente de Trabalho. Segundo a coronel Ana Júlia, Diretoria de Saúde da corporação, o seminário tratou de estimular reflexões sobre a relação saúde e trabalho, uma vez que a saúde do trabalhador deve ser tratada como questão prioritária no contexto das Organizações de Segurança Pública. O mascote da Companhia de Transito tam´beo foi apresentado aos visitantes. É o Petransinho (foto abaixo a esquerda).

shopping Almeidashopping mascote

Nesta-sexta (27) a programação dos 40 anos prosseguiu com a realização de um culto ecumênico no colégio Tiradentes as 8h00 da manhã, celebrado pelo tenente Bento, capelão da Base Aérea de Porto Velho e padre católico; e o tenente coronel Marriele, capelão da Polícia Militar e evangélico.

O tenente coronel PM Almeia ( a direita acima), comandante do 5BPM, coordena a exposição da PM no Porto Velho Shopping). A exposição segue até domingo próximo, dia 29.

shopping MPF

A Polícia Militar de Rondônia foi criada em 26 de novembro de 1975, após a extinção da Guarda Territorial, pela Lei nº 6.270, regulamentada pelo decreto Federal nº 79.108, de 11 de janeiro de 1977, tendo como finalidade executar, com exclusividade, o policiamento ostensivo, assegurar a manutenção da ordem, o cumprimento da Lei e o exercício dos poderes constituídos no âmbito do então Território Federal de Rondônia. Com um efetivo atual de 5.504 policiais militares distribuídos em 91 localidades, a Polícia Militar de Rondônia se faz presente em todos os 52 (cinqüenta e dois) Municípios de nosso Estado, distribuídos nas diversas Unidades Operacionais e Administrativas.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SOLDADO PM  SIMPLÍCIO.

_____

VEJA MAIS FOTOS SOBRE A EXPOSIÇÃO