Diretoria de Saúde da PM encerra seminário com debate sobre importância do ambiente de trabalho

SAUDE 4

A Diretoria de Saúde da Polícia Militar realizou essa semana nos dias 23 e 24 de novembro o Terceiro Seminário de Saúde da Policia Militar de Rondônia 2015. Dentre outros temas foram debatidos Doenças Ocupacionais; Fatores de Risco; Melhoria da do Ambiente de Trabalho. O seminário tratou de estimular reflexões sobre a relação saúde e trabalho, uma vez que a saúde do trabalhador deve ser tratada como questão prioritária no contexto das Organizações de Segurança Pública. A atividade faz parte das comemorações dos 40 anos da Polícia Militar nesta quinta-feira (26/11).

SAUDE 3SAUDE 6 cópiaSegundo a diretora de saúde da Polícia Militar, coronel Ana Júlia, é uma preocupação grande e ações nesse sentido por parte do comandante geral coronel Kisner que o debate se frutifique e as ações caminhem no sentido de melhorar  cada vez mais o ambiente de trabalho. “Desta forma buscamos aperfeiçoar nossa nova Política de Saúde Institucional”, disse a coronel, que é odontóloga. Ampliar o conhecimento do policial militar sobre a relação saúde trabalho, também faz parte dos objetivos do seminário. Prevenção de acidentes, doenças e agravos, de forma individual ou coletiva é também uma preocupação dos organizadores.

O coronel Kisner, comandante da Polícia Militar de Rondônia, presente no evento, disse que iniciativas como esta são louváveis, pois nas discussões, se tira novas ideias para uma atenção melhor a saúde dos policiais militares. “Precisamos de novas ideias, tanto no campo da saúde quanto no operacional”. O coronel PM disse ainda que o momento é de agradecimento a todos que fazem a Polícia Militar de Rondônia, haja vista esta que é a semana de comemoração dos 40 anos da Instituição. Na mesma linha e pensamento, o Secretário de Segurança, Pública, Antônio Carlos dos Reis, destacou o apoio do governador Confúcio em valorizar a saúde do trabalhador do Estado.

SAUDE 5Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares  Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos. Estas doenças precisam ser motivo de preocupação por parte de todas as instituições, onde os movimentos repetitivos são frequentes.

Na cidade, as categorias profissionais que encabeçam as estatísticas de LER/DORT são bancários, digitadores, operadores de linha de montagem e operadores de telemarketing. O setor administrativo da Polícia Militar em todo o Estado conta com profissionais sujeitos a essas doenças.  Se o trabalhador estiver com uma doença ocupacional grave, tem direito a pedir afastamento do INSS pelo auxílio-doença. Para isso, deve passar por uma perícia médica, que fará a avaliação do quadro da doença.

SAÚDE 1A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização por meio de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. A administração pública deve buscar permanentemente uma melhor Qualidade de Vida no Trabalho com ações para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus servidores. Nesse caso, as instituições públicas devem desenvolver e implantar programas específicos que envolvam o grau de satisfação da pessoa com o ambiente de trabalho, melhoramento das condições ambientais gerais, promoção da saúde e segurança, integração social e desenvolvimento das capacidades humanas, entre outros fatores.

Tal qualidade de vida visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização tendo como ideia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. Portanto, a ideia principal é a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações, ou seja, ao melhorar a satisfação do trabalhador dentro de seu contexto laboral, a produtividade melhora. Nesse contexto é necessário avaliar o grau de satisfação dos servidores.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SOLDADO PM SIMPLÍCIO