Após a apresentação dos Coordenadores Regionais de Policiamento, corregedor geral, chefes, diretores e comandantes de Unidades na capital, o coronel PM Clairton Pereira da Silva, subcomandante geral, apresentou a situação operacional e de mobilidade da Polícia Militar de Rondônia à comitiva.
De acordo com o coronel PM Clairton a visita é em cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro em relação às Polícias Militares, apresentar aos membros da Corporação os trabalhos desenvolvidos pela IGPM e promover uma Visita de Orientação Técnica – VOT da IGPM junto a Polícia Militar do Estado de Rondônia. O comandante geral da Polícia Militar de Rondônia estará participando do encontro nacional dos Comandantes Gerais das Polícias e Bombeiros Militares, no Estado de Goiás.
O general de brigada Gláuco Lucas Alves, Inspetor Geral das Polícias Militares, explicou que a Inspetoria-Geral das Polícias Militares foi criada, no âmbito do então Ministério do Exército, para desenvolver estudos, coletar e registrar dados, bem como prestar assessoramento relacionado com o controle e coordenação das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, em nível nacional. A IGPM criada em 1967 é um órgão do Exército Brasileiro cujo objetivo é coordenar e conduzir, de acordo com a legislação vigente, ações de controle sobre as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares.
O general de brigada Glauco fez uma apresentação sobre a atuação da IGPM falando sobre os trabalhos e responsabilidades que desempenha a entidade. Tem por objetivo ainda o controle da organização e legislação, dos efetivos e de todo material bélico das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares; tais como: Armamento, Munição, Material de Motomecanização, Material de Comunicações, Material de Guerra Química, Material de Engenharia de Campanha.
Orientar as Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, cooperando no estabelecimento e na atualização da legislação básica relativa a essas Corporações, bem como coordenar e controlar o cumprimento dos dispositivos da Legislação Federal e Estadual pertinentes. O Inspetor Geral deve proceder inspeções regulares com objetivo de verificar, para fins de controle, como aconteceu hoje, com a presença do general de brigada em Porto Velho.
Fotos : soldado PM Gleisson Simplício
Jornalista Lenilson Guedes