Cristãos evangélicos, católicos e espíritas celebram a Páscoa para Militares

Faltam ainda 145 para a celebração da páscoa no Brasil por cristãos de todas as denominações e dissidências. Em 2016, a comemoração da ressureição de Jesus Cristo será no dia 27 de março, como sempre acontece, num domingo. Mas para quem ainda não sabia ou não sabe, existe outra data em que um grupo de cristãos comemora a páscoa totalmente foram das tradições e calendário cristãos. É achamada Pascoa para Militares. O evento é uma é uma iniciativa das Forças Armadas, com participação de todas as forças de Segurança Pública prevista no calendário oficial das Forças Armadas Brasileira para cristãos católicos, evangélicos e espíritas.

Participam, Militares do Exército da Guarnição de Porto Velho; da Marinha do Brasil; Força Aérea Brasileira; Polícia Federal; Policia Rodoviária Federal; Polícia Militar do Estado de Rondônia; Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, com celebrações religiosas espíritas, católicas e evangélicas. O significado é o mesmo do calendário cristão, com a reflexão sobre a ressurreição de Jesus Cristo, com a finalidade de permitir que militares reafirmem a fé cristã e os compromissos de devoção.

Mas a data oficial de celebração para os militares foi definida logo depois da 2ª Guerra Mundial, quando oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB), estavam em campo de batalha e por este motivo não puderam comemorar a Páscoa celebrada depois do carnaval em países cristãos. Em Porto Velho a Páscoa foi comemorada no dia 30 de outubro, cada Igreja em seu templo, porém simultaneamente às 8 horas da manhã.

No mesmo dia e horário, o treinamento para os evangélicos será na Igreja Batista, organizadores deverão participar. Já a reunião com os espíritas, também neste dia 27, será na Circunscrição de Serviço Militar.

Os católicos celebram na Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, na Rua Dom Pedro Segundo, 825 bairro Caiari, às 8 horas da manhã. A missa com inicio às 8h da manhã, Celebrada por dom Moacir, a missa seguiu a liturgia e os rituais católicos.

Com o tema “Pastoreio Militar”,  a celebração lembrou que pascoa significa passagem da morte para a vida; do egoísmo para a doação de si; do rancor para o perdão; da discórdia para a paz.

A catedral, superlotada, presenciou o rito apresentado pelos militares que é a entrada pela porta principal do templo, formando o Teto de Aço. O ritual é uma parte da cerimônia em que o militares formam duas alas, estendem os braços e cruzam as espadas de uma ala para a outra, e as autoridades passam por baixo. O teto de aço foi formado por oficiais do Exército, Aeronáutica e PMRO, comandado, com muito entusiasmo e galhardia, pelo coronel PM Santos.

O comandante da Polícia Militar, coronel PM Kisner, que participou da missa, disse que a atividade militar é muito estressante. Portanto se faz necessário revigorar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Evangélicos celebram na Primeira Igreja Batista

Os evangélicos celebraram a Páscoa dos Militares na Primeira Igreja Batista, na Avenida Presidente Dutra, 3296, também no bairro Caiari. O evento foi organizado pelo tenente coronel PM Marriele, capelão da Polícia, onde participou também, o coronel PM Clairton, subcomandante geral da Polícia Militar de Rondônia. De Rio Branco do Acre, veio o major Bolla, pastor e capelão do Exército. Durante a pregação, para um templo lotado, o pastor Bolla disse que a Igreja não pode fechar os olhos para os mais pobres e menos favorecidos.

“Precisamos aliviar a dor daquele que precisa de nossa palavra”. Major Bolla, que é do Exercito de Fronteira no Acre, acrescentou que, “a fé é ação e movimento. Ela precisa mudar nossa postura e conduta para melhor, em relação ao irmão”. Disse ainda que, o cristão pode ter toda a fé do mundo, mas se não tiver amor ao próximo, esta fé não é verdadeira para Cristo. Ao fazer esta afirmação o pastor lembrou a carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, que fala sobre a importância do amor verdadeiro.

Além da palavra com embasamento teológico, o capelão revelou outra preocupação. Aproveitou para passar um pouco do que estuda os cientistas sociais com ênfase em antropológica: “precisamos pregar a palavra, mas acima de tudo, é necessário respeitar a cultura do outro. Conviver com as diferenças”, disse o pastor. Para ele, dentre outras coisas, esta é a mensagem que Jesus deixou, ao passar pelo mundo.

A reportagem do PORTAL PMRO, se deslocou ao local da cerimônia dos cristãos espíritas, mas não conseguiu cobrir o evento. Por ser no mesmo  horário e devido à distancia, o evento já havia terminado. No caso das Igrejas, Católica e Batista, só foi possível a cobertura devido à proximidade entre os eventos. O PORTAL PMRO conversou com o Major Souza Matos, um dos coordenadores do evento espírita. Ele informou que a celebração foi marcada por uma palestra e que fará contato com a palestrante para que o conteúdo possa ser divulgado.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTO: SARGENTO PM SERGIO