Polícia Militar, Assesfam e Centro de Saúde Oswaldo Piana se unem no combate ao câncer de mama

A campanha Outubro Rosa foi muito importante no processo de conscientização das mulheres quanto à importância de se fazer exames preventivos para o combate ao câncer de mama e de útero. O trabalho, entretanto, não pode e não vai parar. Tem que ser constante, disse a enfermeira Andrea Rocha, diretora do Centro de Saúde Oswaldo Piana.

Aos 75 anos, dona Francisca Alice (foto) é moradora do distrito de Abunã Município de Porto Velho. Ela veio à sede da associação para fazer o exame. Mãe de 12 filhos mais três abortos espontâneos, dona Francisca já perdeu as contas de quantos exames preventivos já fez. “Sempre fiz os exames e nunca apresentaram nenhum problema graças a Deus”, disse ela, enquanto era atendida pela enfermeira Denise Ferrari, outra voluntária da campanha. Outra paciente é Leia da Silva, de 37 anos. Ela mora em Porto Velho e também fez o exame.

Andrea Rocha (foto abaixo) é diretora do Centro de Saúde Oswaldo Piana em Porto Velho. Ela foi uma das que trabalharam como voluntária na Assesfam no feriado, em que se comemorava

o dia do servidor público. Para a enfermeira, é importante a continuidade dos exames. “Quem ainda não fez, ela indica o Centro de saúde Oswaldo Piana, que se localiza na Avenida Campos Sales, ao lado do Colégio Padre Chiquinho, bairro Areal”. Além dos exames preventivos, a unidade conta com clínicos gerais, enfermeiros e dentistas.

Depois de 40 anos em funcionamento, o centro foi demolido, reconstruído, e reinaugurado em setembro de 2014, pelo prefeito Mauro Nazif. A ação aumentou a capacidade de atendimento, além de melhorar as condições de trabalho, disse a enfermeira coordenadora da unidade.

“Como na campanha Outubro Rosa, atendemos todas as terças e quintas-feiras” com o exame preventivo na clinica, disse. Nosso trabalho, entretanto, transcende aos limites de nossos ambulatórios”, afirma Andrea. “Por isso estamos aqui na Assesfam, no feriado, com com um grupo de pessoas em atendimento a comunidade”, ressaltou.

Comando da Polícia Militar também já havia se engajado na campanha. Detalhes foram ajustados pelo coronel PM Santos, chefe do Centro de Comunicação Social da corporação, em visita ao ambulatório instalado em num espaço físico da Sugespe. Ddepois, o coronel manteve conversações com a Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres da Seas.

A presidente da associação agradeceu o apoio do Centro de Comunicação da Polícia Militar, chefiado pelo coronel PM Santos, por quem afirmou ter muito apresso pelo trabalho social que realiza. Por sua vez, o coronel disse que, segue instruções do coronel PM Kisner,comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, quando se coloca à disposição, não somente da Assesfam, como de todas as todas associações ligadas a oficiais e praças da Polícia Militar e Bombeiros, mantidas a independência e a harmonia entre a corporação e estas associações.

“Quero agradecer ao comandante da Policia Militar, coronel Kisner e, de maneira especial, ao coronel Santos – Chefe de Comunicação Social da PMRO – sem os quais não seria possível esta parceria”, ressaltou Marcia Costa e Silva, presidente da Assesfam. Os funcionários do Centro de Saúde Oswaldo Piana também foram cumprimentados pela presidente da associação. “A ideia é que estejamos juntos no proximo ano novamente”.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Mas, somente em 1997 é que entidades das cidades deYuba e Lodi (USA), começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como centro das ações.Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários países do mundo. Com o encerramento da campanha é chegada a hora dos homens. É “Novembro Azul”, no combate e prevenção contra o câncer de próstata.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SOLDADO PM RAICINALUZ