O vice-governador de Rondônia Daniel Pereira ministrou aula inaugural para os alunos do CFSD – Curso de Formação de Soldados PM que teve início hoje, 20, às 8 horas na igreja Nova Aliança, em Porto Velho. Ele fez uma retrospectiva da criação das polícias militares brasileiras, desde o ano de 1775 com a Polícia Militar de Minas Gerais. Exaltou a figura do alferes Tiradentes (José Joaquim da Silva Xavier) e fez um comparativo entre as forças policiais brasileiras, chegando a conclusão de que entre número de habitantes e policiais militares, a Polícia Militar de Rondônia, criada em 1975 está dentro dos padrões exigidos para segurança da sociedade.
A Polícia Militar é pautada dentro da hierarquia e disciplina, pilares basilares que nunca serão rompidos, observou o delegado Antonio Carlos dos Reis, Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania. Ele defendeu uma postura do novo soldado policial militar para que o nível de confiança da sociedade a Polícia Militar que hoje é acima dos 80% possa permanecer e melhorar ainda mais. O Secretário falou dos esforços do comandante geral da PM em aumentar o número de alunos soldados PM, que antes era de 220 e o governo, sensível as necessidades da população e atendendo solicitações do comando resolveu por aumentar para 440.
O comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Nilton Gonçalves Kisner chamou a atenção de todos para observarem bem as disciplinas que serão aplicadas. “obtenham o máximo de conhecimento porque a atividade policial requer mais do que isso”. Um policial está sendo preparado para mediar todo tipo de ocorrência, desde uma situação familiar a grandes conflitos. Trabalhem em equipe, pediu ele, só assim o êxito será maior.
O Curso teve início através do processo seletivo de maio de 2014 para contratação de 220 policiais soldados, visando complementar o quadro de soldados da Polícia Militar, contudo, sensível às necessidades da Corporação e atendendo aos anseios da população rondoniense, o governador do Estado dobrou este número inicial de vagas.
De acordo com o diretor de Ensino da Polícia Militar tenente coronel PM Francisco Neurimar, A primeira fase aconteceu com os candidatos submetidos à avaliação intelectual, físico, psicológico e psicossocial, ao final, 445 candidatos, alunos soldados, obtiveram a classificação em um universo de aproximadamente 15 mil inscritos e hoje estão aptos a frequentar a segunda fase do Concurso. O Curso que teve início no dia 13 de outubro de 2015 tem término previsto para o dia 13 de abril de 2016.
Neste período os alunos soldados PM receberão instruções teóricas e práticas em período integral visando sempre o adequado preparo técnico-profissional em áreas específicas, tais como ética policial militar, ordem unida, treinamento físico militar, legislações inerentes à carreira de soldado da Polícia Militar, Direito Constitucional, Direito Penal, Direitos Humanos, passando dessa forma por uma adaptação a vivência diária pautada na hierarquia e disciplina, pilares basilares da Polícia Militar.
O Coordenador do Curso é o capitão PM Glauber Souto que tem a missão de entregar a sociedade rondoniense ao fim dos seis meses de curso, policiais militares “verdadeiramente capacitados a atender aos anseios da sociedade por segurança pública humanitária sem que deixe de ser eficiente”.
Compareceu ao evento o Estado Maior Geral da Polícia Militar
Leia matéria divulgada no site do governo do Estado sobre a Aula Inaugural.
Em aula inaugural, futuros soldados ouvem noções de compromisso, rigor ético e defesa da sociedade
Fotos soldado PM Simplicio
Jornalista Lenilson Guedes