Rebelados do Urso Branco assinam acordo proposto pela Sejus, mas operação continua

REBELIÃO ÊNEDY COMISSÃO

A Secretaria de Estadoda Justiça de Rondônia (Sejus) afastou o Diretor do Presídio Urso Branco, Célio Luiz, nesta segunda (19). A saída do diretor era a primeira condição para um acordo assinado, por volta das 18h00, desta segunda-feira, entre uma comissão formada pela Sejus; Policia Militar; Ordem dos Advogados do Brasil; Assembleia Legislativa; e Defensoria Pública.  Os representantes dos quase 500 rebelados foram: Cristiano Nascimento Batista; Rildo Gonçalves; Jefferson dos Santos Sá; Pedro Vieira dos Santos  e duas mulheres, esposas de presos. Uma de nome Marcia e outra, Rose. Segundo informações de agentes penitenciários, cerca de 30 mulheres de presos permaneceram no presídio desde a madrugada de ontem para hoje.

As negociações foram comandadas pelo coronel PM Ênedy, Coordenador Regional de Policiamento da Capital (CRP-I). A reunião para traçar a estratégia aconteceu no Gabinete de Administração de Crise, com início por volta das 15h30. Os presos estavam rebelados desde ontem, e entregaram às autoridades um documento escrito a punho, com várias reivindicações. As autoridades ofereceram um acordo que chegava a aproximadamente 30% do reivindicado pelos rebelados que aceitaram.

Na ata da reunião, a Sejus garantiu como prioridade, o afastamento provisório da diretoria da unidade, até o fim da apuração das supostas denúncias relatadas pelos detentos. Os rebelados pediram também, a intervenção de uma comissão designada pelo secretário da Sejus, coronel PM Marcos Rocha dentre outras reivindicações.

REBELIÃO COE

Além do coronel PM Ênedy, que comandou as negociações, participou da reunião de administração de crise, o comandante da COE, tenente coronel Alexandre, que executou as ações. Embora o acordo tenha sido assinado, outras fases da operação deverão permanecer por toda a noite para garantir a segurança no presídio.

REBELIÃO PANORAMICA

A operação envolveu, além da COE; as Forças Táticas do Primeiro e Quinto Batalhões da Polícia Militar; Polícia Civil; e agentes penitenciários. O resgate do Corpo de Bombeiros também esteve presente para possível atendimento de emergências.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SUBTENENTE PM DAVID