Está sendo realizada na quadra de esportes do CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia, Unidade I, Porto Velho, a V Copa Estadual Kodokan de Judô. O evento que começou ontem, 16 e termina hoje, 17, – previsto para às 17horas – conta com 220 atletas inscritos, representando academias de vários municípios do Estado. Na abertura o organizador do evento sensei Marcelo Silva disse que o objetivo maior é de contribuir com a formação da pessoa humana, cidadão, que desenvolva uma atitude reflexiva sobre o sentido da própria existência.
Sensei Marcelo Silva, organizador do Evento
A presidente da Federação de Judô de Rondônia Seloí Totti, disse que os atletas de Rondônia têm se destacado nas competições em nível nacional, estadual e nos municípios. Ao apresentar um atleta 3º lugar na competição nacional realizada na Bahia, pediu o apoio dos organismos estadual e municipais para que possamos “chegar a ter uma atleta nas Olimpíadas”. Por nossas classificações não estamos distante deste desejo.
O diretor do CTPM Unidade Porto Velho, tenente coronel PM Apolônio Serafim, observou que a direção e demais professores, servidores e funcionários do Colégio estão prontos para apoiar qualquer tipo de esportes. “É um de nossos eixos como diretor”. Para ele a V Copa Estadual Kodokan promove maior integração social das pessoas provocando seu interesse pelo esporte, além de incentivar a prática do judô ou qualquer outra atividade física como ferramenta de qualidade de vida, lazer e bem estar.
Para Rodnei Paz, Secretário da Sejucel, o Estado tem um compromisso de reestruturar o Judô no Estado e buscar seu fortalecimento junto às academias e a Federação. No Brasil o judô foi introduzido no início do século passado pelos primeiros imigrantes japoneses que vieram trabalhar nos Estados de São Paulo e Paraná. Os ensinamentos de Jigorokano, criador do judô que significa “caminho suave” alcança crianças, jovens, adultos e idosos de amos os sexos.
Foram homenageados atletas e dirigentes de Academias que muito fazem pelo esporte no Estado.
Sensei José Clóvis, por ter iniciado a Kodokan no CTPM
juiz de direito Sérgio Willims, da Vara das Execuções Penais e Penas Alternativas
Tenente coronel PM Apolônio
Jornalista e professor de Judô, Marcos Grutzmarcher
Maurinho Nazif representando o prefeito Mauro Nazif
Participantes
Academia Banzai de Judô, Academia de Judô J & S, Academia de Judô Kodokan de Nova Mamoré, Academia Sesi Porto Velho, Amec Judô, Associação de Judô Matsubara, Associação de Judô Atarashi, Associação Yawara de Judô, Ji-paraná Club de Judô, JR Sports Judô, Judô Ogawa, Terra Pura Judô e Academia Kodokan de Judô do Colégio Tiradentes.
Fotos subtenente PM David Oliveira
Jornalista Lenilson Guedes