A Polícia Militar do Estado de Rondônia se engaja na campanha “Outubro Rosa” iniciada oficialmente no último dia 13, no Centro Político Administrativo do Estado de Rondônia (CPA), sede do governo de Rondônia. Para ajustar os detalhes, o coronel PM Santos, chefe do Centro de Comunicação da Polícia Militar, esteve na tarde desta quinta-feira (15/10), na Secretaria de Estado de Assistência Social, onde acertou detalhes com a assistente social, Oneti Maciel Alves, gerente de Políticas Públicas para as Mulheres. Outro setor visitado pelo coronel, foi o Ambulatório, onde médicas clínicas gerais atendem com o exame preventivo.
Ainda sobre a participação da PM, ficou acertado com representantes da Sugespe, na campanha, sete policiais femininas serão atendidas por dia até o último dia da campanha, em 29 de outubro. O ambulatório se localiza no Prédio Rio Pacaás Novo, edifício central aos curvos 1 e 2, do palácio do governo, com acesso pelas escadarias, ou pela rampa de acessibilidade, no piso zero (térreo). Basta falar com as recepcionistas que farão o encaminhamento, informa a enfermeira Francélia Bicalho, que coordena os trabalhos.
Atendimento ambulatorial
Iaísa Ribeiro é clínica geral e residente de ginecologia e obstetrícia. Ela, juntamente com Dulce Barros e outras profissionais, fazem o atendimento no endereço mencionado. Antes do exame, as candidatas aos exames passam por triagem, preenchem uma ficha, com o auxílio de vários servidores destacados para a campanha.
Parceria
Dentre as ações que a polícia desenvolverá, está a distribuição de material gráfico informativo sobre o outubro rosa. Ficou acertado também que até o final da campanha em 29 de outubro, sete policiais militares femininas farão o exame, por dia. O outubro Rosa é um trabalho de conscientização, que tem por objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Abertura oficial
A abertura oficial do Outubro Rosa contou com varios representantes do governo: Isis Gomes, superintendente da Sugespe; Evandro Padovani, secretário de Agricultura; Major PM Sandra, que representou a coronel PM Ana Júlia, Diretoria de Saúde da corporação; Fátima Gaviolli, secretária de Estado da Educação; Luiz Gomes Furtado, da Emater; Pedro Pimentel, Secretário Adjunto Sepog; e Valdenice Ferreira, secretária estadual de Assistência Social. O comando da PM foi representado pela banda e musica da Polícia Militar.
Segundo a secretária da Seas, Valdenice Ferreira, toda a equipe do governo, representada pelas secretarias, superintendências e autarquias, são parceiros. Ela chamou atenção das servidoras do Estado para que sejam multiplicadores ao orientar as mulheres a fazer os exames preventivos periódicos.
O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada emNova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Mas, somente em 1997 é que entidades das cidades deYubaeLodi (USA), começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês deoutubrocomo centro das ações.Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários países do mundo.
REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SOLDADO PM WILANY
SOLDADO PM SIMPLÍCIO
SOLDADO PM EDILEUSA
____________________________
MAIS FOTOS
_____