O evento contou com a participação do comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Nilton Kisner, do Coordenador Regional de Policiamento I, coronel PM Enedy Dias, do comandante do Batalhão, tenente coronel PM Alexandre Almeida, tenente coronel PM Frederico, major PM De Lima, vereadores de Candeias do Jamari ,oficiais, praças e representantes dos Consegs da Zona Leste.
O comandante geral destacou o empenho de cada integrante do Batalhão desde sua origem ao comando do tenente coronel PM Almeida. “Este Guardião da Zona Leste não foi construído apenas com materiais, equipamentos, armamentos, viaturas, mas com a vontade e o trabalho de cada um de vocês”. Sabemos que cada um trabalha superando seus limites, deficiências, carências para que possam atender de forma exemplar a nossa sociedade.
O comandante da Unidade tenente coronel PM Alexandre Almeida, ao falar de seu retorno ao Batalhão Belmon, disse que voltava para continuar o que estava fazendo de certo e corrigir aquilo que possivelmente tenha feito de errado, pois “todos somos passivos de erros e estou aqui para melhorar sempre”. Para ele o Batalhão tem uma meta que é o culto a Deus a cada quarta-feira. O policial militar do 5º BPM segundo ele haja vista a extensão territorial que atende, utiliza a viatura em cerca de 240 a 270 km por turno de serviço.
Com o lema de abordar, abordar e abordar, os policiais do 5º Batalhão apreenderam em julho de 2015 38 armas de fogo, das quais, 36 foram na Zona Leste de Porto Velho, um recorde na apreensão por Unidade Militar. O policial militar quando entra para seu turno, deixa de lado os problemas familiares e tem seu foco apenas no atendimento a comunidade que quer um homem qualificado para enfrentamento das dificuldades de segurança da capital e áreas de abrangências.
Aos representantes dos Conselhos de Segurança Comunitária, presentes ao evento, o tenente coronel Almeida agradeceu a parceria de todos em um trabalho em prol de suas próprias seguranças. São homens e mulheres que estão sempre pronto para discutirem melhor a segurança de nossa comunidade, destacou.
O 5º BPM
O Quinto Batalhão de Polícia Militar do Estado de Rondônia, subordinado a Coordenadoria Regional de Policiamento-I, foi criado em 11 de agosto de 1993, e instalado no dia 14 de outubro do mesmo ano, na Rua da Beira, nº 6881, bairro Lagoa. Originou-se da então 2ª Companhia de Polícia Ostensiva do 1º BPM, unidade que executava principalmente atividades relacionadas ao Policiamento Ostensivo Geral por meio de rádio patrulhamento.
Seu símbolo foi criado em 3 de julho de 1995 pelo cabo PM Juarez Caracará de Miranda. Seus lemas, “Segurança”, “Profissionalismo e “Eficiência” foram sugeridos pelo então, 1º tenente PM Enedy Dias de Araújo. E, durante formatura foi sugerido pela tropa a denominação de “Batalhão Belmont”, uma homenagem a um dos lagos mais importante da bacia do Baixo Madeira.
O 1º Comandante do Batalhão foi o major PM Wagner Wilson Moreira Borges que permaneceu no comando desde a inauguração até o dia 09 de janeiro de 1995, desde então já passaram pelo comando do Batalhão Belmont 13 comandantes.
Atualmente, é comandado pelo tenente coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida que em comandos descontinuados já soma a marca record de mais de cinco anos à frente do Batalhão Belmont. O seu retorno foi um pedido da própria comunidade da Zona Leste ao Comando da corporação.
Para cumprir com seus objetivos de Unidade encarregada da execução das atividades de Policiamento Ostensivo, na sua extensa área, o 5º BPM se divide estrategicamente em 1ª Companhia PO (responsável pelo policiamento na área compreendida entre as avenidas Mamoré e Jorge Teixeira, além das comunidades de Cujubinzinho, Cujubim Grande, Aliança e comunidades da RO-005), 2ª Companhia de PO(responsável pelo Policiamento na área após a avenida Mamoré e vila Codarom) e 3ª Companhia PO (responsável pelo policiamento nas cidades de Candeias do Jamari e Itapuã d’Oeste, além dos distritos de Triunfo, Jaci Paraná, Nova Mutum, Velha Mutum e União Bandeirantes) .
Objetivo
O Batalhão Belmont tem o objetivo de proteção às pessoas, a defesa social e a qualidade de vida das comunidades e para serem atingidos, tem sua atribuição voltada à prevenção da criminalidade. Nas localidades apresentadas, o Batalhão executa o policiamento ostensivo de forma preventiva e ou repressiva, com a finalidade de coibir e dissuadir ações que representem ameaças à ordem social e, dentre suas inúmeras atribuições originárias realiza ainda as seguintes formas de Policiamento:
Patrulha
A modalidade de patrulha escolar, desenvolvida pelo Batalhão Belmont é referência na Polícia Militar do Estado de Rondônia, pois adotando a filosofia do policiamento comunitário, o Batalhão vem envolvendo toda a comunidade estudantil com as questões de segurança pública, na priorização da prevenção dentro das escolas. O Batalhão Belmont baixou os índices criminais nas escolas em 90%. A copa Patrulha Escolar, desenvolvida pelo Batalhão Batalhão, foi inserida no Orçamento do estado pelo modelo apresentado, congraçamento juvenil e um poderoso instrumento de inserção social e de equidade.
O 5º Batalhão completa no dia 14 de outubro de 2015, 22 anos de luta contra a violência e a criminalidade na sociedade rondoniense e, vem, juntamente com seus valorosos policiais, orgulhando a instituição PMRO e demonstrando ao Estado de Rondônia ao longo desses anos, que sua criação foi fundamental para mantença da comunidade.
Elogios
O Comandante do 5º BPM, em virtude de vários eventos promovidos pelo Batalhão, junto a comunidade e Escolas Públicas e Privadas determinou leitura de elogio aos policiais militares tenente PM Alex Carvalho de Miranda, cabos PM Maria Linda Nery Infante, Nelson Carlos Ojopi, soldados PM Eli Carlos Anunciação, Jadson Guimarães Ferreira, Kátia Silene da Conceição Lunas, Lucas Santiago, Paulo Moreira de Souza, Marcos Miranda, Marília Jéssica Alves de Lima, Renan Felini, Williams de Melo e Milene Cristiane da Silva, sendo esta lotada na Diretoria de Ensino, por terem no dia 12 de outubro de 2015, apoiado no planejamento, organização e execução do evento “Dia das Crianças Belmont”, ocorrido na Base Comunitária do Jardim Santana, situado na praça do respectivo Bairro.
Mobilização
O evento realizado na comunidade da Zona Leste da Capital registrou a presença de mais de duas mil pessoas, que participarem das mais diversas atividades e brincadeiras promovidas no Dia das Crianças Belmont. Destacando o sorteio de brinquedos, brindes e distribuição de alimentos. Atividades que evidenciaram o sorriso estampado no rosto das crianças do Bairro Jardim Santana, propiciando um clima afetuoso e interativo da comunidade para com os policiais militares aqui ora elogiados.
O tenente coronel Almeida disse ainda que o grupamento elogiado são como os demais integrantes do Batalhão Belmont policiais abnegados e preocupados com a causa policial militar, qual seja, a prevenção. “O Dia das Crianças Belmont de 2015 foi à primeira edição, contudo foi tão grandioso, que deixou transparecer tradição, sendo ora marcante, superando as expectativas de toda a comunidade local, que mencionaram o evento como histórico”.
Agradeceu dizendo que Deus continue guiando os senhores neste caminho de sucesso. Orgulho-me em dizer que possuo em minha tropa, policiais militares com os senhores, o comando do Guardião da Zona Leste e principalmente a Comunidade do Jardim Santana agradecem.