Crianças do Jardim Santana ganham presentes da Polícia Comunitária durante evento promovido pelo 5º Batalhão

PUBLICO GERAL

Mais de duas mil pessoas participaram na tarde de segunda-feira (12/10) de grande festa realizada pela Base Comunitária da Polícia Militar no bairro Jardim Santana na zona leste da cidade. Brincadeiras as mais diversas fizeram com que as crianças passassem a tarde todas na praça na companhia dos pais, policiais militares e demais voluntários que ajudaram a realizar a festa do dia da criança.

No total, cerca de 2.500 pessoas estiveram na festa, segundo estimativa da Polícia Militar. “O trabalho de interação para uma cidadania eficiente”, estavam escritos em várias faixas penduradas na localidade. Mesmo quem não participou da festa permaneceu próximo ou da sacada de suas casas a observar. O sorteio de brindes foi outra atração importante da festa. O serviço de som foi comandado pelo tenente Miranda, responsável pela comunicação direta com o público.

TEN.CEL ALMEIDA ENTREVISTA

TENENTE CORONEL PM ALMEIDA – COMANDANTE DO 5º BATALHÃO

Segundo o Tenente coronel Almeida, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, foram distribuídos quase 1.200 (um mil e duzentos) brinquedos, mil refrigerantes, mil cachorros quentes, e mil geladinhos, além do sorteio de brindes. O lema “Interação para uma cidadania eficiente”, escrito em várias faixas é o que realmente a polícia procura passar para os moradores. Para que eles não sintam receio ao perceber a presença da polícia, cujo trabalho é proteger a comunidade, disse.

Crianças de várias faixas-etárias passearam pelo bairro nas viaturas da polícia. Isso segundo organizadores,  é importante, tendo em vista que, quando crescerem, estas crianças terão em mente que na sua infância tiveram uma aproximação boa com a polícia. Isso vai quebrar possíveis barreiras, hoje ainda existentes, quando se trata do policiamento ostensivo. O tenente coronel Almeida disse o que o coronel Kisner vem afirmando no dia a dia na corporação: “que a presença da Polícia Militar é para proteger as pessoas”.

SEDE COMUNITÁRIA

A filosofia da Polícia Comunitária significa muito, especialmente, para as crianças, que passam a confiar e acreditar no trabalho. Não que o adulto não acredite. Com as mudanças de conceitos ao longo dos anos, se torna mais fácil a assimilação por parte das crianças e, quando adultas, a resistência em avaliar como positiva a presença da polícia será mais fraca. Mas o trabalho precisava iniciar o quanto antes e graças ao comando da PM, já começou, com uma nova filosofia de polícia, a Polícia Comunitária, ressaltou o comandante do 5º Batalhão.

“Este congraçamento faz parte dos projetos sociais para que possamos estar inseridos na comunidade”. A Polícia Militar é a base desse projeto que desenvolvemos no 5º Batalhão. Já fizemos várias festas desta magnitude, mas a de hoje, superou todas as expectativas. É uma festa de uma grandiosidade em número de brinquedos e de brincadeiras.

Almeida agradeceu o comandante geral, da Polícia Militar coronel PM Kisner, por realizar trabalhos como este, nas localidades em que o número de pessoas carentes é muito grande e não teria condições de comprar brinquedos para seus filhos. Daí a importância de estarmos aqui, para mais uma tarefa social, e vendo a alegria nos rostos das crianças, disse o comandante Almeida que ajudou a distribuir brinquedos.

GAROTA ESPECIAL

JOVEM ESPECIAL PEDE PARA CONHECER POLICIAL DE PERTO

Adriele Lacerda Cavalcante é cadeirante. Segundo a mãe, Maria Auxiliadora, ela é especial e não consegue falar, aos 25 anos, embora dá sinais de que entende tudo que se passa ao seu redor. Adriele não foi à festa para ganhar presentes. Tudo que ela queria era ver um policial de perto e tirar uma foto com ele.  Foi o que aconteceu. Dona Maria Auxiliadora fez contato com a soldado PM Milene, voluntária na festa, que se prontificou a, não só tirar foto, como também conversar com a garota.  A mãe Auxiliadora, se disse emocionada. Gostou muito da festa e que “o bairro merece mais eventos como este”.

A dona Raicy dos Santos, mora na rua Raimundo Cantuária, próximo do bairro Jardim Santana, nas proximidades de onde a festa acontecia. Disse que gostou muito da festa e que ganhou um brinquedo para o seu filho de apenas três meses de idade. “Se não fosse esta festa, realizada pela Policia Comunitária meu filho iria passar o primeiro dia das crianças sem nenhum brinquedinho”, disse ela.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SARGENTO PM SÉRGIO