Polícia Militar de Rondônia

Primeiro Batalhão reestrutura Força Tática e volta com com força total em Porto Velho

TATICO-8

 TATICO-8

A Força Tática do Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, retomou as atividades em ação continuada no período de 12 horas de trabalho por noite. Nessa primeira etapa, o trabalho será realizado durante 30 dias a contar do dia 11 de outubro (sexta-feira), quando se deu a primeira saída, com medidas preventivas e de abordagem na zona sul da cidade, área de abrangência do 1ºBatalhão da Polícia Militar.

A operação da Força Tática do Primeiro Batalhão coincide com a troca de comando da unidade. “Ao assumir o batalhão, recebi do comandante geral, coronel Kisner, não só o apoio, como também a determinação para retomar as atividades do Policiamento Tático que visa diminuir ainda mais o índice de violência em Porto Velho”, disse o tenente coronel PM Alcântara, que assumiu recentemente o comando do 1BPM.

 TATICO-6

A Força Tática é um tipo de policiamento com treinamento diferenciado. O efetivo utiliza armamento pesado, trabalha com direção ofensiva e defensiva, utiliza agentes químicos como bala de borracha; escudo anti-tumulto; spray de pimenta; armamentos letais, como: fuzil 7.62; fuzil 5.56 (equivalente ao R.15); carabina Ponto 40; metralhadora Ponto 40; pistola Ponto 40 , dentre outros tipos de armamentos. A maioria do efetivo empregada nessas ações fez curso com o coronel PM Pachá, precursor do policiamento tático em Rondônia, além de ser coordenado pelo tenente PM Amorim.

Perguntado pelo Portal PMRO, como consegue fazer com que o mesmo número de policiais possa desenvolver ações arrojadas como estas, Alcântara respondeu: “É simples. As pessoas, sejam civis ou militares, não precisam de muita coisa se estiveram motivadas. Portanto motivação é a palavra-chave”, disse o comandante. “Precisamos tratar pessoas, como pessoas”. E, isso de tratar os outros bem, vai de cada um.

TATICO-3

As expressões “por favor” e “muito obrigado”, são sempre bem recebidas  pelos colegas policiais subordinados ou não. Isso pode não ser tudo, mas faz parte do diferencial, disse Alcântara. “Quando tratamos bem nossos policiais, a resposta é positiva e imediata”. O comandante se disse muito entusiasmado com a equipe, porque constatou no efetivo, o mesmo entusiasmo para voltar com as ações. O sargento Jozias, comandante da Força Tática do batalhão, é, na avaliação de Alcântara, um exemplo: jamais desistiu, ainda que em momentos, os mais adversos. “Outra coisa é o exemplo a ser dado”, disse o tenente coronel, que foi para as ruas na saída de estreia da Força Tática, na sexta-feira (11).

Segundo o comandante do 1BPM, “você pode oferecer todo um aparato a uma tropa, mas se você não conseguir fazer com que os policiais estejam motivados, nada disso resolve”, ressaltou. Alcântara disse que teve a satisfação de reencontrar no 1BPM, amigos de longos anos de polícia, que perceberam em suas intenções, colocar a unidade no lugar de destaque que ela merece e não hesitaram em somar forças. 

 Preleção 

 TATICO-11

Na preleção, antes de sair para a missão de rua, era possível ver o brilho nos olhos dos policiais táticos. “Somos o Primeiro Batalhão de Porto Velho. Não o mais importante, mais o primeiro”, disse o comandante. “Tudo que existe em Rondônia, seja o Bombeiro Militar, Batalhão Ambiental e outras unidades, saíram daqui”, disse ele.  

“O que não podemos é pensar que somos superiores. Se uma viatura do policiamento convencional precisar de auxílio, vamos estar prontos a colaborar. O Trabalho em parceria é que vai resultar nos nossos objetivos ao reduzir ainda mais os índices de criminalidade na capital”, disse Alcântara. Segundo o comandante, é necessário resgatar a história do Primeiro Batalhão com ações que sempre foram desenvolvidas ali, mas que por algum motivo foram paralisadas.

A Força Tática da Polícia Militar de Rondônia foi criada em 1998. De lá pra cá, sofreu várias transformações, recebeu todos os equipamentos necessários para a segurança do efetivo. Foi interrompida há cerca de quatro meses, e agora retoma suas atividades por determinação do comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Kisner. “Os próximos trinta dias serão de muito trabalho para os policiais táticos, com 12 horas noturno e 12h de descanso, resultado de um acordo feito com os policias, suprimidas as folgas no período”.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTOS: SUBTENENTE PM DAVID

______________

GALERIA DE FOTOS ABAIXO

TATICO-7

____________________

TATICO-12

________

TATICO-1

______________

TATICO-10

 ___________ 

TATICO-4

___________

TATICO-2

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *