Polícia Militar de Rondônia

Proerd 15 anos na atuação de prevenção às drogas e à violência

“Essa é uma árdua batalha que traz bons frutos”, disse o comandante geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia coronel PM Nilton Gonçalves  Kisner se referindo aos instrutores do Programa de Prevenção às drogas. Para ele, os brilhos são todos a esses incansáveis policiais militares, instrutores que construíram e mantém essa história de lutas. Os policiais militares desempenham  com  muita vontade seus conhecimentos e  habilidades junto aos jovens e adolescentes. A imagem do proerdiano é de um PM simples, mediador, equilibrado que orienta e instrui como os jovens devem proceder para dizer não às drogas.

O secretário de segurança, Defesa e Cidadania, adjunto,  coronel PM Cesar Adilson Pinheiro, também destacou os instrutores que apesar das dificuldades no início da implantação do programa e no desenvolvimento de hoje, tem trabalhado e atingido os objetivos. Ele citou que seu filho é um exemplo do aprendizado do Proerd, pois é mais um longe das drogas. O coronel Adilson pediu aos comandantes das Unidades policiais que deem apoio aos policiais militares e a Coordenação Estadual, e “que olhem com carinho esse programa que tem um custo baixíssimo em relação ao resultado que alcança”.

Proerd

De acordo com o coordenador Estadual do Programa Educacional de Prevenção  às Drogas e a Violência no Estado  tenente PM Paulo Antunes da Silva, o Proerd teve sua origem no programa DARE (Drug Abuse Resistance Educacion), representa a união de esforços entre Polícia Militar, Entidades Educacionais, Famílias e Comunidades através de um programa educacional desenvolvido nas salas de aula com o objetivo de impedir ou reduzir o uso de drogas e da violência por crianças e adolescente. Ministrado por policiais militares aptos por meio de capacitação especifica, é aplicado da educação infantil ao ensino fundamental.

15 anos de Rondônia

 Em Rondônia, 230 mil crianças receberam as instruções passadas pelo programa desde sua criação, há quinze anos. A meta é atender 14 mil alunos por ano. Atualmente o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência possui instrutores em 32 municípios de Rondônia, porém apenas 21 municípios foram atendidos no ano de 2014

Missão

O Proerd é um projeto de Estado abraçado pela Polícia Militar que visa, além da prevenção ao crime, reconstruir valores éticos e familiares que vem se deteriorando ao longo dos anos.

A tendência na segurança pública é aumentar o contato da polícia com a sociedade, e esse elo tem sido a rotina do Proerd, que trabalha com o cidadão desde pequeno e suas respectivas famílias.

Os alunos também aprendem no curso a lidar com as tensões diárias, a auto-estima e a resistir à pressão das gangues ou grupos que incentivem o uso de entorpecentes.

A ideia é transformar cada aluno em um multiplicador de informações perante sua família. O resultado do Proerd é a satisfação das crianças e suas famílias com o trabalho da Polícia Militar e com a segurança pública.

Preocupação

Proteger as crianças contra diversos perigos é de fundamental importância. Estudos indicam o aumento do número de crianças vitimas de assalto, abuso ou outras formas de violência. Em muitos casos, o agressor é um conhecido da criança ou da família. É imprescindível educar as crianças sobre o modo como molestadores em potencial podem tentar seduzi-las e o que elas podem dizer e fazer em situações perigosas. Ajudar as crianças a evitar situações arriscadas é igualmente importante. Juntamente com esse esclarecimento, devem ser ensinadas também estratégias de resistência e a capacidade de reação.

*

Jornalista Lenilson Guedes

Fotos: soldado PM Simplicio


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *