Projeto “Criança Feliz” da Polícia Militar vai arrecadar roupas e brinquedos para o dia das crianças

A parceria entre a Polícia Militar de Rondônia e diversas outras instituições representativas no Estado, deu origem ao projeto “Criança Feliz”, realizado no decorrer doS meses de setembro e outubro com doação de brinquedos, roupas e calçados à crianças. As doações poderão ser feitas no Seasso (Serviço de Assistência Social da Polícia Militar), centro da cidade, à Rua D. Pedro II nº 292; no Comando Geral da Polícia Militar; nas unidades da PM; e nas entidades parceiras do projeto. A ação faz parte das comemorações do aniversário da Polícia Militar de Rondônia, que, nesse ano de 2015, completa 40 anos de fundação.

A ação beneficia crianças carentes e visa também aproximar, ainda mais, a instituição policial da comunidade, além de aumentar a confiança da população à instituição militar. O Comando do Corpo de Bombeiro, a Secretaria de Assistência Social do Estado, a Maçonaria, o Lions Clube de Porto Velho são parceiros do projeto. Todos recebem doações até o dia 04/10.

A arrecadação de brinquedos, roupas e calçados está em andamento e será entregue três dias antes da comemoração do dia das crianças. Vai proporcionar acessibilidade a 400 (quatrocentas) crianças de 0 a 12 anos, ao direto básico de brincar, por meio de doação de brinquedos e vestimentas. Encerrada a etapa de arrecadação, o material será repassado à entidades beneficentes para a doação às crianças no dia 9 de outubro.

Com a ação, que incorpora diversos outros projetos socioeducativos, realizados pela corporação, a Policia Militar coloca em prática atividades de desenvolvimento educacional e social, ao se manter em sintonia com outras instituições públicas ou privadas na garantia e proteção dos direitos humanos da pessoa, vem assim proporcionar a acessibilidade ao desenvolvimento infanto-juvenil, através de atividades educacionais e distribuição de brinquedos e vestimentas as crianças pertencentes às comunidades do Baixo Madeira no município de Porto Velho.

Segundo o coronel Santos, chefe do Centro de Comunicação Social da PMRO, a parceria dos órgãos citados é imprescindível, considerando a grandiosidade do projeto. A iniciativa da Polícia Militar recebeu respaldo das principais instituições representativas do Estado, o que é importante para o sucesso do projeto, disse o coronel. “Sem estas parcerias, não seria possível desenvolver tal projeto”, disse.

Outros apoios

Além das instituições já citadas como apoiadoras, a Polícia Militar conta com a colaboração de outros parceiros. Dentre eles, o Detran; a Vara de Execuções Penais; o Site Rondônia ao Vivo; Colégio Tiradentes; o Proerd; Jornal Diário da Amazônia; Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual; Coeng Engenharia; Sistema Indústria; Tribunal de Contas do Estado; Tribunal de Justiça de Rondônia; e Diretoria de Ensino da PM. Todos estes órgãos recebem doações até dia quatro de outubro.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nilton Kisner, estimular a comemoração do “Dia das Crianças” é interligar a Polícia Militar com a sociedade e garantir a criança oportunidade ao direito básico ao lazer com segurança, faz parte do projeto. Ele ressalta que é uma boa oportunidade para combater uma possível visão preconceituosa contra a corporação. “Nossa polícia busca estar cada vez mais presente, mais próxima à comunidade, e por isso, temos o respaldo da sociedade como um todo”.

A instituição desenvolve diariamente a segurança para a população do Estado de Rondônia, não descuidando entretanto, da responsabilidade Social. Um dos principais desafios atuais de nossa instituição Policial Militar é fazer com que a criança e o adolescente desenvolvam uma visão de respeito e confiança. Portanto, temos tratado essa situação com muito cuidado e carinho, com este estimulo buscamos desenvolver ações que estimulem o convívio da instituição Policial Militar com futuros cidadãos, o dever/tem ser priorizadas, como atividades específicas para a semana da criança.

Serão beneficiadas as comunidades do Baixo Madeira; Cujubim Grande; Cujubinzinho; Mutuns; São Miguel; Bom Jardim e Comunidade de Escalerita; tendo como local da realização do evento a Associação das Mulheres Ribeirinhas de Cujubim  Grande – ASMURE, onde deverão se fazer presente os habitantes das demais comunidade citadas, a data prevista para entrega dos donativos, na localidade será dia 09 de outubro de 2015, com saída as 07h40 do pátio do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia em Porto Velho.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES