Essa semana, o comandante participou de solenidades ligadas às ações sociais promovidas pelo Comando da Polícia Militar. A entrega de certificados do Proerd Pais, ontem (12) à noite no Teatro Banzeiros. O outro evento que o comandante fez questão de estar presente foi na final do campeonato de Ordem Unida que contou com 400 alunos do Colégio Tiradentes de Porto Velho e a Unidade 2 em Jaci-Paraná, evento que aconteceu na noite de segunda-feira (9) quando foram entregues os troféus às turmas vencedoras da competição que teve início em junho. Cerca de 600 pessoas, entre pais e parentes de alunos, participaram do evento.
Cerca de 400 alunos participaram da final. 180 vieram da unidade 2 do colégio no distrito de Jaci-Paraná. Os outros 120 são do colégio Tiradentes de Porto Velho. De Jaci-Paraná os vencedores são: 7º ano do ensino fundamental; 1º ano do ensino médio. Os vencedores do colégio de Porto Velho são: 9º ano A, do ensino fundamental e o 2º ano D, do ensino médio. Os demais finalistas, cada um recebeu um brevê, que poderá ser ostentado em suas fardas de estudante, do colégio militar.
Este foi o primeiro campeonato de Ordem Unida, realizado pelo comando da Polícia Militar. “O evento parte do princípio de que nós somos um colégio militar” disse o monitor do campeonato cabo PM Lopes. O Colégio Tiradentes tem algumas vivências militares. Nos movimentos os participantes se deslocam de um lugar para outro com passos sincronizados onde todos obedecem a um comandante e todos fazem um movimento a pé firme ou em marcha.
Na competição são trabalhados alguns valores: se um errar, todos erram e o grupo todo perde ponto. De acordo com organizadores, o comandante da tropa, tem que liderar e ao mesmo tempo entender essa tropa, que precisa estar motivada para seguir em frente. O comandante que não tem a simpatia dos comandados não vai ter a cooperação desses comandados. Então o comandante precisa ser solidário e cooperar com a tropa.
“A pé firme é o movimento parado. E em marcha, como o nome mesmo diz, são movimentos marchando”, disse o monitor. Durante a apresentação na final do concurso, foram feitos dez movimentos parados, e dez movimentos em marcha. Isso é a essência da ordem unida. Todo aquele que entra para a polícia aprende esses movimentos; é uma obrigação. O que não significa afirmar que o aluno do Colégio Tiradentes que faz a ordem unida vai, necessariamente, ser policial no futuro. Mas caso seja, entra com uma boa base de conhecimento sobre os ensinamentos militares.
A disciplina é muito importante para a formação do ser humano. A ordem unida trabalha essa disciplina e a importância do corporativismo na sua essência, tornando os alunos mais unidos hoje, para que sejam cidadãos unidos e solidários quando adultos. “Mesmo que em alguns casos possamos encontrar divergências, os jovens adolescentes aprendem a trabalhar juntos e em equipe, típico do comportamento humano”.
Segundo o monitor cabo PM Lopes, trata-se de um ato simbólico, mas que na vida desses alunos vai repercutir de maneira decisiva e positiva. A ordem unida parte do seguinte princípio: “quando você vai fazer um trabalho, você precisa do companheiro para lhe ajudar e você ajuda esse companheiro”. “Temos dentro da ordem unida esse perfil”, disse o monitor. Você ajuda o outro e o outro lhe ajuda também, para que os objetivos de ambos cheguem o mais perto possível da perfeição. Hoje o mundo vive uma verdadeira guerra de sobrevivência. Só terá Êxito quem trabalhar unido.
O monitor do Colégio Tiradentes de Jaci-Paraná, sargento PM Neves, conta que “os alunos precisam ser disciplinados dentro e fora de salas de aula. E a ordem Unida ajuda esses alunos a perceber que a disciplina é importante na sua vida cotidiana”. Para organizadores, o Colégio Tiradentes tem recebido feedback com constantes elogios dos pais aos seus próprios filhos, que atribuem isso a atuação do Colégio Tiradentes. As crianças ficam mais concentradas, mais dedicadas, principalmente quando participam do projeto ordem unida.
O aluno fica mais centrado nas aulas por que, ele sabe que só pode participar do campeonato se estiver com notas boas. Essa realimentação vem dos pais que reconhecem que a escola é diferente por isso. O concurso foi criado aqui em Porto Velho em função da necessidade aqui do colégio Tiradentes e com a implantação da unidade 2 em Jaci-Paraná, os alunos, daquele distrito, também participaram.
O início do campeonato Ordem Unida do Colégio Tiradentes se deu em 1º de abril desse ano, quando foi publicado o edital do concurso. A primeira fase foram as eliminatórias, que aconteceram dia 8 de junho. Os vencedores, representantes das turmas tiveram mais dois meses para treinar até a final do torneio, que ocorreu para hoje. Na primeira fase todas as séries competiram entre si. 6º ano competiu com 6º ano. O 7º com o 7º, e assim por diante. Para a final vieram seis turmas: uma de cada ano. “Fizemos aqui a grande final dos dois colégios, de Porto Velho e de Jaci Paraná”, ressaltou o sargento e monitor.
Além de ganharem o troféu para a turma vencedora, cada participante ganha uma “patente”, com versão 2015 da competição. Os alunos vão ostentar esta patente em seus uniformes, pois a partir de agora são formados em ordem unida com reconhecimento nacional.
Segundo a tenente Ossuci, diretora do colégio Tiradentes de Jaci-Paraná, a ordem unida faz parte do dia a dia dos alunos. Eles praticam em tempo encaixado e faz parte das disciplinas da escola, para trabalhar o movimento. Ossuci afirma que eles já praticavam no colégio, mas, segundo ela, quando há uma competição, a adrenalina é outra, e por isso, os quase 800 alunos do colégio Tiradentes de Jaci-paraná participaram desde a primeira fase.
Nem o problema de logística, pela distância, impediu os alunos a participarem da final. Vieram de ônibus. Isso é bom para o comportamento do aluno hoje e para a vida futura desses estudantes. A ordem unida serve para trabalhar espírito de corpo. Ela exemplifica: “hoje aqui no quartel quatrocentos alunos estavam espalhados, por todos os lados, mas como já são disciplinados pela ordem unida, não foi difícil reunir a todos muito rapidamente”, disse a tenente.
TEXTO: VALDIR ALVES
FOTOS: SD PM RAICINALUZ