Policial Militar colabora para evitar uma tragédia e consegue salvar a vida de um bebê de seis meses de vida, por meio do 190 com orientações à mãe, no dia 20 de fevereiro, em Vilhena.
Salvamento
Era uma tarde de domingo, quando o telefonista do turno, 3º Sargento PM Daniel de Ferreira Natal, recebeu um chamado de uma mãe angustiada que estava com um bebê sem respirar, já desfalecendo por engasgamento, como explica a senhora Rosilene de Araujo, mãe da criança.
“Meu bebê havia perdido o fôlego e não estava voltando, eu fiquei desesperada porque meu filho estava mole. Nós tentamos fazer ele voltar a respirar, mas não conseguimos, meu bebê tinha perdido todas as forças e parecia que nem estava mais nos vendo, então comecei a pedir para Deus salvar meu filho. Repeti isso muitas vezes, até que veio na minha mente o número da emergência, 190, então eu liguei, e um homem atendeu muito rápido”, relata a mãe.”
Diante da gravidade da situação, o sargento Natal, ao perceber que o tempo seria curto para uma viatura chegar ao local, podendo ser fatal para a criança, de imediato, começou a orientar a mãe quanto aos procedimentos a serem realizados para salvar a vida da criança.
O pai do bebê, senhor Samuel de Araújo, explicou que o militar demonstrou extremo preparo, ao tempo em que acalmava a solicitante, passava os procedimentos.
“Quando olhei ele estava tentando respirar e não conseguia, peguei ele nos braços e me desesperei porque ele não voltava e não respondia mais. O policial do outro lado se mostrou muito preparado e mesmo minha esposa estando desesperada, ele conseguiu acalmá-la ao tempo em que nos orientava para o que devíamos fazer. Fui seguindo o que ele me falava, e graças a Deus, o menino começou a respirar e melhorou” relatou o pai.
“Ao perceber que não daria tempo de uma guarnição chegar ao local, de pronto comecei a orientá-la de como realizar a manobra para desengasgar a criança. A mãe estava muito nervosa e, ao tempo em que tentava mantê-la calma, ia passando as orientações, as quais ela repassava para seu marido que realizava na criança. Graças a Deus, após algum tempo, a criança começou a respirar e a retomar os sentidos”, afirma o Sargento Natal.
Após o ocorrido, o policial foi visitar a família e conhecer a criança, a qual ajudou salvar a vida. Foi um encontro emocionante, tanto para ele como à família que está extremamente feliz e grata à Polícia Militar, principalmente ao sargento Natal.
Texto: 2º SGT Siaticoski e CB PM Belli
Fonte e foto: P5 do 3º BPM