Considerando a importância dos cuidados com a saúde física e mental do policial militar, principalmente nesse momento singular, diante da pandemia do COVID-19, a Formação Sanitária juntamente com as profissionais do Projeto Voluntariar da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), propôs ao comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM) a criação de um banco de dados de Saúde.
Para tanto foi criado um questionário online, por meio do Google Forms, onde os policiais foram incentivados através de sensibilizações, realizadas de forma online e presencial com todas as companhias e suas respectivas subunidades, a realizar o preenchimento do mesmo, fornecendo então as informações ora solicitadas.
Com o levantamento de informações, relacionadas ao contexto social e de saúde física e psicológica, será possível melhor subsidiar a formação sanitária na elaboração e desenvolvimento de ações de saúde mais eficazes, que venham de encontro com as reais necessidades dos policiais pertencentes a região do 2º Batalhão, informações estas que não estão disponíveis na ficha funcional do policial.
Cerca de 364 policiais colaboraram com a construção do banco de dados, o que corresponde a 74,43% do efetivo do 2º BPM, permitindo aos profissionais traçarem um perfil do público a ser assistido e vislumbrar as principais necessidades a serem abarcadas nas futuras ações de saúde.
Os resultados estão sendo compilados e serão apresentados ao comando da unidade assim que conclusos, juntamente com as necessidades a serem trabalhadas e as ações propostas a curto, médio e longo prazo.
Fonte P-5/2º BPM