Nesta semana foi dado início as avaliações físicas, que estão sendo realizadas nos Policiais Militares pertencentes ao 4° Batalhão de Policia Militar (4ºBPM).
O projeto é da Formação Sanitária do 4°BPM em conjunto com o projeto voluntariar, e visa a criação um banco de dados com informações sobre a saúde dos policiais, por meio de intervenções e avaliações multidisciplinares, visando à redução de doenças crônicas e o sedentarismo na tropa.
Os policiais passam por avaliações antropométricas, testes de pressão, flexibilidade, composição corporal, densidade óssea, metabolismo basal, idade física, percentual de gordura; além da solicitação de exames metabólicos, quando necessários.
Para a idealizadora do projeto, capitã PM Psicóloga Joselia Lucia Grinivold, “É de suma importância, saber como está à saúde dos policiais, principalmente aqueles que atuam nas ruas. Esse programa pode identificar o nível de estresse da tropa também e nos alerta a cuidar da saúde e praticar atividade física regularmente”.
O programa pretende auxiliar a Polícia Militar a intervir com ações de saúde preventivas voltadas para os policiais Militares, orientando quanto às modificações benéficas em seu estilo de vida, proporcionando e incentivando o desenvolvimento de hábitos saudáveis relacionados à atividade física, alimentação e saúde mental.
Fonte: P5 do 4BPM