A Polícia Militar de Rondônia – PMRO por meio de sua Coordenadoria de Saúde e Assistência Social promoveu durante todo o mês de novembro em Porto Velho, aproximadamente 300 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) para policiais militares e familiares.
O exame de busca a avaliação precoce do câncer de próstata, doença que acomete muitos homens sendo o segundo tipo de câncer que mais afeta o público masculino.
O PSA é realizado por meio de coleta de sangue digital, como aquele feito em testes rápidos, e é indicado para homens acima de 40 anos. A Coordenadoria de Saúde da PMRO, em parceria com o Laboratório NATIVIDA, estão fazendo a coleta para os exames desde o dia 18/11/20 e continuarão até o dia 27/11/20, sendo o público alvo os policiais e bombeiros militares e dependentes, na Capital.
Desde o 1º dia da Campanha, mais de 30 homens foram examinados diariamente sendo já contemplados os 1º Batalhão de Polícia Militar – 1ºPM, 5º Batalhão de Polícia Militar- 5ºBPM e Batalhão de Operações Especiais (BOPE). De acordo com a Diretoria de Saúde e Serviço Social (DISS), que está coordenando a campanha na Capital, na próxima semana os exames continuarão sendo realizados, no período da manhã, no Quartel de Comando Geral da PMRO, no dia 25/11, e no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares no dia 27/11. Dia 25 será no QCG PM (de 08 as 12h) e dia 27 no CBM QCG.
A Diretora de Serviço Social cap PM dent Maydionaha, aproveitou a oportunidade para reforçar o convite e salientar a importância da prevenção em primeiro lugar e do diagnóstico precoce.
Fonte: P5 da DISS