Gestão focada na informação e estratégia, com ênfase no Policiamento Ostensivo e Preventivo em Rondônia, focados no combate a criminalidade. Assim ficou conhecido o 1º Batalhão de Polícia Militar – 1ºBPM, que foi comandado por mais de dois anos pelo major PM Carlos Alberto de Sousa Júnior e que foi designado ao capitão PM Adenilson Silva Chagas, na manhã desta segunda-feira, 17, durante formatura de passagem de comando.
Com a dedicação de horas de trabalho, entre o quartel e em casa, dividindo o tempo com a família e contando, principalmente com o apoio e compreensão de sua esposa e companheira, a senhora Adriana Balbinotti, é que o major Carlos Gomes entregou o cargo de comandante do 1º BPM.
A tecnologia foi a principal aliada durante o período em que esteve a frente do 1º BPM, e que auxilia toda a Polícia Militar de Rondônia – PMRO na tomada de decisões e desenvoltura de ações para reduzir os índices de crimes no Estado.
O major PM Carlos Gomes disse que o esforço na gestão Operacional somado a gestão de pessoas foram primordiais para a ampliação dos serviços e melhoria na proximidade com a comunidade. “Empenhamos esforços ajustando serviços, criando novos policiamentos e realizando operações de diversos tipos, tudo voltado para uma aplicação estratégica com análise da criminalidade”, falou o major.
A ativação das companhias operacionais por especialidade, proporcioram identidade e melhor emprego dos recursos na área de responsabilidade e auxiliaram no desempenho do 1ºBPM. A 1ª Companhia possui serviços básicos do Batalhão, tal qual Supervisão, RadioPatrulha e Guarda. A 2ª Companhia é responsável pelo policiamento especializado, com o patrulhamento tático, policiamento comunitário, policiamento rural e ribeirinho.
A gestão de pessoas com a base no respeito, motivação, valorização, reconhecimento e qualificação do efetivo policial militar fizeram-se presentes nos pilares da gestão do 1º Batalhão de Polícia Militar durante mais de dois anos que o major PM Carlos Gomes esteve a frente. Com projetos voltados a saúde do policial militar e a área tecnológica, projetos e estatística.
Qualificação e Valorização Profissional
Na sua gestão foram desenvolvidos vários treinamentos, como o 1° Curso de Força Tática da PMRO, qualificando multiplicadores na região do Comando de Policiamento Regional I (CRP I), programas de qualificação continuada com dias de treinamento com assuntos relacionados a rotina policial militar, curso de libras, estágio nos serviços desenvolvidos pelo Batalhão, bem como operações policiais na área de atuação do Batalhão.
A estruturação de um espaço dedicado ao ensino com a reforma de sala destinada a instruções reuniões, aquisição de kits de ensino, e outros materiais como mesas, carteiras, projetor, quadro, sistema de som, televisores, dentre outros também foram organizados.
O reconhecimento dos bons préstimos do serviço policial militar com o Destaque Operacional mensal e semestral também foram medidas para fomentar a valorização dos militares no serviço de ações preventivas e repressivas. Além da entrega de medalhas Mérito Rondon para reconhecer os agraciados.
Policiamento junto à comunidade
A análise criminal para o emprego Operacional Estratégico possibilitou que os serviços do 1ºBPM fossem ampliados, ocorrendo de maneira estratégica e valorizando a aproximação com a comunidade. “Com a análise da área de atuação e análise criminal criamos a Patrulha Pontual, através de programação operacional diária e a Patrulha Ênfase de emprego preventivo com policiamento de proximidade, para interações com as comunidades”, explicou o major PM Carlos Gomes.
A criação da Patrulha Maria da Penha para fiscalização de medidas protetivas de urgência e ativação da Ciclopatrulha para policiamento de proximidade na área comercial, escolar, dentre outras, também foram destacados.
Projetos Sociais e Parcerias
Ações que visam aproximar a comunidade a Polícia Militar também ocorreram durante esse período.No rol de atividades desenvolvidas estão atividades voltadas a sociedade no geral e aos policiais militares para momentos de lazer e descontração.
Fornecimento de conhecimentos básicos em informática para familias carentes – PM Digital; difusão de valores positivos na escola, como disciplina, respeito aos pais e professores dentre outros – Escola Segura; dia de lazer para crianças e entrega de brinquedos – Criança Feliz, dentre outros projetos ocorreram nesse período.
Confraternização do efetivo e de familiares através do 1° Arraial Rondon, 1ªCorrida Rondon e a Semana Rondon. Assim como atividades de prevenção a saúde com Março Lilás e OutPink.
O Comandante Geral da PMRO, coronel PM Almeida ao fazer uso da palavra fez menção ao major PM Carlos Gomes como oficial destemido e responsável. Referencial aos seus colegas e espelho aos subordinados na condução da unidade que ajudou a desbravar o Estado de Rondônia e desde então tem cumprido com maestria suas funções de servir e proteger a comunidade que está sob sua responsabilidade, na região central, norte e parte da região leste de Porto Velho, além dos Distritos de Calama e São Carlos.
O coronel PM Almeida mencionou ainda Provérbios 17:17, “Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce um irmão, diagnósticando como tem sido a relação entre o oficial e os policiais, com as palavras, “Combati o bom combate…” para descrever o sentimento do major PM, que hoje segue para uma nova missão, finalizou o comandante geral.
Novo comandante do 1º BPM
O novo comandante do 1ºBPM, capitão PM Adenilson Silva Chagas, possui ampla experiência na área de gestão, sendo que já foi subcomandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, coordenador do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos,adjunto do Chefe do Centro de Ensino, subcomandante do Batalhão de Policiamento Ambiental- BPA.
Formação Civil
1. Bacharel em Segurança Pública – Universidade Federal de Rondônia
2. Licenciatura em Matemática – Universidade Federal de Rondônia
3 Pós Graduação em Coordenação Pedagógica – Centro de Estudos de Pessoal Forte Duque de Caxias – RJ
Cursos de Formação
2002 – Curso de Formação Básica PM – PMRO
2007 – Estágio de Motociclista Batedor – PMRO
2011 – Curso de Multiplicador de Técnicas Policiais em dupla – PMRO
2011- Curso de Formação de Oficiais – PMRO
2012 – Curso de Motociclista Militar – PMRO
2014 – Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária – SESDEC
Experiência Profissional
Subcomandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito
Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos
Adjunto do Chefe do Centro de Ensino
Subcomandante do Batalhão de Policiamento Ambiental
Adjunto do Chefe do Centro de Ensino
PMRO em evidência Nacional
Por fim o comandante geral se dirigiu a tropa da unidade, destacando a dicotomia, da frase “ somos uma Polícia Militar pequena, porém grande!”,disse o coronel PM Almeida ao fazer referência as visitas realizadas na semana anterior ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
As ações se sobressaem no cenário nacional, a PMRO tem um policiamento que é referência na proteção nas fronteiras do país. O coronel PM Almeida ressaltou ainda que na última semana, durante a visita ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, se dirigiu ao ministro e secretários enumerando as ações exitosas que PMRO, mesmo com o efetivo aquém do seu quadro organizacional, tem cumprido com eficiência todas as missões que se propõe a fazer.
A PMRO é destaque no cenário nacional e uma das provas foi a aquisição de fuzis M-16 leves e modernos, um micro ônibus com dezenas de equipamentos e veículos sedan, fruto do trabalho dos policiais militares de Rondônia, que atuam na Força Nacional de Segurança Pública, com sede em Brasília.
Na finalização da solenidade, foi realizado o descerramento da foto do major PM Carlos Gomes, na galeria dos ex comandantes da Unidade, ocasião em que foi realizada uma homenagem, com a entrega de um buquê de flores, às senhoras Adriana Balbinotti e Marleide Lindoso Gomes. Adriana esposa do major PM Carlos Gomes, foi presenteada ainda, com a insígnia do 1ºBPM.
Participaram da solenidade o comandante geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, o subcomandante geral, coronel PM Sérgio Plínio Cavalcanti, o chefe do Estado Maior Geral, Vanderley da Costa, oficiais e praças da unidades da capital e do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA com sede em Candeias do Jamari e familiares do major PM Carlos Gomes e do capitão PM Adenilson.
Acesse mais fotos do evento, em nosso site:
http://www.pm.ro.gov.br/index.php/institucional/galerias/8598-passagem-de-comando-do-1-bpm-17-de-agosto-de-2021.html
Texto: Aluno sargento PM Picanço
Fotos: Aluno sargento PM Raicina
Fonte: Diretoria de Comunicação Social