A Polícia Militar de Rondônia – PMRO conseguiu adquirir uma quantidade expressiva de materiais de proteção individual –EPI´s que serão utilizados pelos policiais militares durante o policiamento ostensivo em prevenção ao coronavírus, sendo que todas as Unidades serão atendidas pela Corporação com a aquisição destes materiais.
A agilidade na aquisição dos materiais de proteção individual aconteceu devido à liberação de uma emenda parlamentar do deputado estadual CB Jhony Paixão que destinou a PMRO o valor de R$ 180 mil para a compra de máscaras, álcool gel 70%, óculos e luvas.
Para que a compra fosse mais ágil, a PMRO conseguiu aderir a ata de registro de preços da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o que reduziu custos e acelerou a entrega dos materiais. A aquisição de mais materiais de proteção individual já está em tramitação processual, para que os policiais possam trabalhar de maneira mais segura. A aquisição vai ao encontro das medidas de segurança para os policiais defendida pelo comandante da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, que enalteceu a tropa pelo árduo serviço desempenhado, seja no cumprimento do decreto governamental ou nos serviços rotineiros diários na proteção da sociedade.
Os policiais militares já estão utilizando materiais de proteção individual que foram adquiridos em parceria com empresas locais e alguns que a tropa adquiriu. O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, major PM Renato Suffi, destacou que aquisição de mais equipamento de proteção individual garante à tropa desempenhar as atividades de maneira segura, ou seja, podendo evitar a contaminação durante o serviço.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec ) já havia fornecido uma quantidade de EPIs para auxiliar a Polícia Militar nas atividades de enfrentamento ao coronavírus.
Com o auxílio da emenda parlamentar foi possível adquirir 1.900 litros de álcool em gel, 33 mil luvas descartáveis, 3.200 óculos de proteção individual e 36 mil máscaras. Os materiais começarão a ser entregues a partir do dia 20 de abril aos Batalhões.