A proteção do grupo vulnerável composto por mulheres vítimas de violência doméstica, que é desenvolvido pela Polícia Militar de Rondônia -PMRO, através da atuação da Patrulha Maria da Penha vem apresentado resultados significativos principalmente na região de Ariquemes.
A Patrulha Maria da Penha no 7º Batalhão de Polícia Militar – 7ºBPM além de atuar em Ariquemes, também fiscaliza as MPU’s de outras localidades. As ações são iniciadas a partir do encaminhamento da Medida Protetiva de Urgência (MPU) expedida pelo Poder Judiciário.
Na última semana a equipe esteve fiscalizando as 34 MPU’s expedidas para mulheres que residem nas localidades de Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Distrito Bom Futuro, Monte Negro e Cacaulândia.
Destas 34 MPU’s fiscalizadas 11 estão sendo cumpridas sem problemas, 03 foram descumpridas, 04 houve retorno do companheiro ao lar, e 16 vítimas não foram localizadas devidos a alguns motivos, entre eles: mudanças de cidade, endereços inexistente ou incompletos, não atenderem o telefone e/ou vizinhos informaram não conhecer.
Durante as visitas da Patrulha Maria da Penha as vítimas são orientadas sobre os procedimentos em casos de descumprimento da MPU, e quando necessário elas são encaminhadas para as entidades parceiras no combate a violência contra a mulher para atendimentos psicológicos e psicossociais.
Fonte: Comunicação do 7º BPM