Medidas de prevenção e proteção à saúde do policial militar são as principais orientações repassadas pelo comandante geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, seguindo as definições apresentadas no Decreto Governamental Nº 24. 871, de 16 de março de 2020 que decreta situação de emergência de Saúde Pública do Estado e medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento da propagação decorrente do novo Coronavírus, COVID-19.
Dentre as medidas emergenciais, o trânsito de pessoas nos quartéis, neste momento de pandemia está suspenso, sendo todas as dúvidas e solicitações possíveis podendo ser sanadas através de telefone disponível no site institucional http://www.pm.ro.gov.br/.
Uma das orientações para salvaguardar a saúde do policial militar durante as atividades de policiamento é reiterar que o vírus COVID-19 prolifera-se em ambientes fechados. Para evitar tal, o coronel PM Ronaldo orienta os policiais a realizarem o patrulhamento com vidros abertos para que se evite uma possível proliferação do vírus.
Durante a abordagem à pessoas que apresentem sintomas ou suspeita do vírus, policial militar está orientado a acionar o Corpo de Bombeiros que está preparado para realizar os procedimentos adequados para esses casos.
O comandante geral destacou que luvas e máscaras serão disponibilizadas aos policiais nos quartéis, assim como a distribuição de álcool gel através da Coordenadoria de Saúde. Ele também lembrou que cuidados básicos como lavar as mãos sempre que possível e o rosto, são medidas simples e que evitam a propagação do vírus.
A PMRO estará cumprindo o que Decreto Governamental determina realizando a fiscalização dos estabelecimentos comerciais que estiverem descumprindo as medidas do Decreto Governamental, sendo relevante para neste primeiro momento haver orientação. É importante salientar que o descumprimento do Decreto Governamental infringe em artigo penal, assim como orientar a população para evitar situações de pânico.
“Um dos nossos objetivos principais é colocar em prática ações que evitem a propagação do vírus em nosso Estado, bem como salvaguardar com medidas simples à saúde do policial militar”, salientou o comandante alertando, ainda, que a Polícia Militar vai divulgar uma Portaria com mais diretrizes e orientações que serão amplamente divulgadas aos policiais militares.
Assessoria PM RO