As comunidades de Surpresa e Sagarana, distritos de Guajará-Mirim, receberam a visita da equipe de comando da Polícia Militar de Rondônia-PMRO, para ouvir os anseios da comunidade e buscar medidas para auxiliar na segurança e bem-estar local nos dias 10 a 11 de março.
Participaram da visita as comunidades o Coronel PM Almeida, Chefe de Estado Maior Geral da PMRO, acompanhado do CAP PM MELO (comandante do Batalhão de Fronteira) e do 1º TEN PM AZEVEDO (comandante do PATAMO do 6º BPM) que desceram de barco e foram ao encontro dos administradores das comunidades.
DISTRITO DE SURPRESA
O administrador de Surpresa, senhor Valter Cardoso, e vários moradores recepcionaram a equipe de policiais militares que em conversa com o gestor local puderam verificar in loco as necessidades da comunidade.
O gestor Valter Cardoso expôs que na localidade existem aproximadamente 1.300 moradores e que o policiamento ordinário da PMRO na localidade é também uma necessidade, além da implementação de projetos sociais nas escolas como PROERD Indígena.
As diretoras das escolas da localidade, escola Estadual e Municipal fizeram-se presentes na reunião com a equipe de comando da corporação. As diretoras Francisca Dias e Francinéia Teixeira, solicitaram que uma patrulha escolar atenda a localizade no sentido de orientar as crianças e jovens, na sua maioria indígenas, sobre o como manter-se longe das drogas, haja vista esses estabelecimentos de ensino provê educação a várias comunidades da região.
– Patrulhamento Fluvial
Um dos moradores locais, Armando Rocha relatou que várias embarcações realizam por vezes o transporte de substâncias e objetos ilícitos e pediu apoio da Polícia Militar para minimizar a prática deste crime. O cel PM Almeida explicou que como proposta, a PMRO em conjunto com o 6º Batalhão de Polícia Militar – 6º BPM é a realização de operações em conjunto com a Capitania dos Portos.
DISTRITO SARAGANA
Com uma comunidade de 368 pessoas de 12 etnias, o cacique Boni Xiampa e o administrador, Sr. Genilson Cao-Orowaje receberam a equipe de comando da PMRO. O administrador relatou que o anseio da comunidade seria a presença de uma guarnição policial para inibir e prevenir o uso de drogas entre os adolescentes.
Na localidade há uma escola municipal que atende as crianças. Para os adolescentes, para concluir os ensinos fundamental e médio, estes deslocam-se para Surpresa. O professor Cacaminha Wajuru aproveitou a presença dos oficiais e agradeceu o apoio da Polícia Militar na resolução de problemas locais.
A possibilidade de parcerias com outras secretarias foi uma das propostas que o chefe de Estado Maior, cel PM Almeida, falou que podem ser estreitadas para proporcionar as comunidades maior segurança e qualidade de vida.
VIDEOMONITORAMENTO EM GUAJARÁ-MIRIM
Durante a formatura que aconteceu na sede do 6º BPM, no dia 12 de março,o comandante da Unidade major PM Martins, relatou sobre a recuperação do sistema de videomonitoramento em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, mudanças simples, mas que refletem na qualidade de trabalho policial prestado à comunidade.
A equipe de comando, presidida pelo cel PM Almeida participou da formatura com a tropa da sede. E em uma conversa informal, o aludido oficial tirou dúvidas dos policiais em relação às mudanças da previdência, aumento de interstício e solicitações de atendimentos psicológicos.
No dia posterior, foram ministrados orientações e treinamento quanto aos sistemas utilizados pela PMRO. Orientadas pelo cap PM Marink e pelo 3º SGT PM Valdinei que abordaram os temas sobre Body Cam, SIGA, POWER BI e SISEG/PMRO MOBILE.
Assessoria PMRO