Inaugurada no dia 18 de dezembro de 2019, a horta hidropônica do Colégio Tiradentes da PMRO – unidade II, no distrito de Jaci-Paraná, já é realidade. Com apenas dois meses da inauguração, já foram duas colheitas realizadas. Com cerca de 2000 (duas mil) hortaliças, desde o alface, almeirão, e rúcula, a produção fornecerá verduras para a alimentação dos alunos do Colégio militar.
Construída em parceria com a COOPPROJIRAU e da Empresa Energia Sustentável do Brasil, ela é capaz de produzir até 800 hortaliças por semana, podendo ser autossustentável economicamente. Esta horta ao prover o alimento, trará economia aos cofres públicos quando da compra da alimentação escolar, além de fornecer um alimento saudável para as crianças.
O Projeto Horta Hidropônica do CTPM-II iniciou-se com uma pequena semente, plantada na cabeça de um dos Policiais Militares componente do corpo de funcionários da escola, o SGT PM Eliésio. Este ficou encantado com a dimensão da horta da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau – COOPPROJIRAU, em Nova Mutum, e idealizou a possibilidade de aplicar tal ideia junta à escola militar. E assim nasceu o ideal, como apoio da COOPPROJIRAU que construiu todo o projeto sem qualquer custo, e por conseguinte a Empresa Energia Sustentável do Brasil – ESBR, que patrocinou todo o custo para a instalação da horta hidropônica.
Diante desta iniciativa, quem ganha é a comunidade escolar do CTPM-II, com alimentos saudáveis, sustentáveis, e com a participação dos próprios alunos na produção, possibilitando o aprendizado de um cultivo e quem sabe despertando o empreendedorismo.
Para o Diretor Geral da escola, CAP PM Camilo, a horta hidropônica beneficiará sobremaneira a escola:“É com grande orgulho que vemos a produção destas hortaliças, produção própria, que beneficiará nossa comunidade escolar, fazendo com que os alunos vejam e cultivem seu próprio alimento, dando assim maior valor a nossa alimentação escolar. Poderemos com o recurso que seria utilizado na compra destas hortaliças, diversificar a compra de outros produtos para compor a alimentação dos estudantes, incrementando ainda mais nosso cardápio.”
Fonte: Comunicação de CTPM-II